MENU
AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal reforça compromisso com a sustentabilidade e a competitividade do setor da madeira e mobiliário
Por Administrador
Publicado em 27/10/2025 15:07
País
aimmp Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal

 

AIMMP REFORÇA COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE E A COMPETITIVIDADE DO SETOR DA MADEIRA E MOBILIÁRIO

 

Seminário “Mobiliário: Novas Obrigações e Regulamentos do Setor” reuniram empresários e especialistas no Auditório do CFPIMM, em Paredes, para abordar temas centrais para o futuro da indústria e no contexto da sua internacionalização: sustentabilidade, passaporte digital, descarbonização e novos regulamentos europeus.

 

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, em parceria com o CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, promoveu um dia de encontro e reflexão estratégica para o setor, que incluiu a Assembleia Geral Ordinária da AIMMP e o Seminário “Mobiliário: Novas Obrigações e Regulamentos do Setor”, realizado no Auditório do CFPIMM, em Paredes. 

O evento contou com a presença de dirigentes associativos, empresários, técnicos e representantes institucionais, e destacou-se pelo debate em torno dos novos regulamentos europeus, da transição verde e das futuras exigências de sustentabilidade que impactam diretamente a indústria portuguesa da madeira e do mobiliário. 
 


SEMINÁRIO DEBATEU SUSTENTABILIDADE, DESCARBONIZAÇÃO E NOVOS REGULAMENTOS EUROPEUS 

O Seminário “Mobiliário: Novas Obrigações e Regulamentos do Setor” reuniu especialistas de várias entidades nacionais e europeias para esclarecer e antecipar o impacto de temas como o Ecodesign, o Passaporte Digital do Produto, o Regulamento Europeu contra a Desflorestação (EUDR), e as novas obrigações ambientais e de sustentabilidade. 

Entre os oradores convidados estiveram representantes da APCER, ICNF, Testbed, i2M e da própria AIMMP, que apresentaram uma visão integrada sobre os desafios e as oportunidades que estas mudanças representam para as empresas portuguesas. 

No mesmo dia foi apresentado o relatório de resultados do Decarbwood – Roteiro para a Descarbonização das Indústrias de Madeira, uma iniciativa promovida pela AIMMP, que visa apoiar a transição das empresas para modelos de produção mais eficientes e sustentáveis, em linha com as metas europeias de neutralidade carbónica. Um projeto que ao longo dos ultimos dois anor reuniu empresas, centros tecnológicos e técnicos com o objetivo de criar um referencial para o setor para melhorar a descarbonização. 

“A sustentabilidade já não é uma opção. É o novo padrão de competitividade” Para Vítor Poças, “a sustentabilidade e a conformidade regulatória deixaram de ser fatores diferenciadores para se tornarem condições essenciais de competitividade. O setor da madeira e mobiliário português tem uma oportunidade única para se posicionar na vanguarda da transição verde, combinando inovação, design e responsabilidade ambiental.” 

O Presidente da AIMMP acrescentou ainda que “a Associação continuará a trabalhar ativamente junto das empresas e das entidades públicas para garantir que esta adaptação é feita de forma sustentável, inclusiva e com impacto real na competitividade e na internacionalização das nossas indústrias.” 


O encontro integrou-se no âmbito do projeto Inter Wood & Furniture, apoiado pelo Programa Operacional COMPETE 2030, Portugal 2030 e União Europeia – Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si, que visa reforçar a internacionalização sustentada das empresas do setor e promover uma presença cada vez mais competitiva e responsável nos mercados externos. 
 

 

 

AIMMP é uma associação de utilidade pública, fundada em 1957, tendo por objeto social, de acordo com os seus Estatutos, “representar legalmente todas as empresas integradas no seu âmbito associativo, nomeadamente na celebração de convenções coletivas de trabalho, na promoção e na defesa dos direitos empresariais e nas ações de formação profissional.” A AIMMP é a única associação empresarial do setor de âmbito nacional e com uma perspetiva de Fileira, representando todas as indústrias de base florestal, exceto a celulose, o papel e a cortiça. Nos termos dos seus estatutos está organizada em 5 Divisões sub-setoriais: corte, abate, serração e embalagens de madeira; Painéis, Outros Derivados de Madeira e Energia de Biomassa; Carpintaria e afins; Mobiliário e afins; Exportação, importação e distribuição de madeiras e derivados. A Associação atua em domínios estratégicos e fornece serviços especializados em áreas como Preservação Florestal, Representação Institucional, Internacionalização, Transformação Digital, Descarbonização, Formação e Atração de Talentos, Certificação, Inovação em Propriedade Industrial e desenvolvimento. Estas indústrias exportam mais de 3 mil milhões de euros por ano.                                  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!