MENU
BIG Guimarães propõe palestras “Teia da Ilustração” e oficinas educativas
Por Administrador
Publicado em 11/11/2025 12:28
País
big.guimaraes.pt

BIG Guimarães propõe palestras “Teia da Ilustração” e oficinas educativas

 

Ao longo dos meses de novembro e dezembro, a quinta edição da Bienal de Ilustração de Guimarães inaugura um ciclo de palestras e ainda um conjunto de oficinas destinadas a alunos das escolas do concelho de Guimarães. A palavra e o desenho são os fios condutores de uma série de atividades incluídas na programação oficial da BIG Guimarães.

Com a curadoria do artista plástico Tiago Manuel, a BIG Guimarães inaugura este mês de novembro o Ciclo de Palestras “Teia da Ilustração” sobre a temática: “As palavras fazem os desenhos”. Estas palestras reúnem vozes de artistas singulares da ilustração e das artes visuais contemporâneas e abrangem alunos do ensino secundário e universitário, artistas e público interessado.

A partir de um caligrama de Almada Negreiros (1920), Maria João Worm propõe refletir sobre o gesto gráfico como território onde a palavra e o desenho se confundem. A palestra “Piquenique” acontece a 21 de novembro, às 10H30, no Teatro Jordão. À mesma hora e no mesmo local, mas no dia 28 de novembro, será a vez de Margarida Noronha inaugurar um novo ciclo de palestras “Teia da Ilustração”, tendo como ponto de partida a análise sobre o processo criativo de uma capa a uma linha ou coleção em contexto editorial, a partir do texto autoral - “Ao invés da ekphrasis: da palavra-texto ao desenho-capa”.


No dia 12 de dezembro, às 10H30, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Isaque Ferreira questiona: “Qual é a palavra que escutamos do desenho?”. A partir da temática “Mancha de palavras completa”, o autor e artista desafia-nos a escutar o desenho e a decifrar o código que une o gesto, o pensamento, o som, a forma.

Todas as palestras serão em língua portuguesa e têm uma duração prevista de 90 minutos aproximadamente. Inscrições NESTE LINK

BIG Guimarães – Oficinas de Ilustração

Ao longo dos meses de novembro e dezembro, a quinta edição da Bienal de Ilustração de Guimarães organiza também várias Oficinas de Ilustração, destinadas à comunidade educativa.

A ilustradora Eva Evita (prémio Revelação BIG 2023) propõe uma “Reviravolta”, uma viagem às origens da imagem impressa, explorando uma das mais antigas formas de representação plástica - a impressão a partir de uma matriz.

Já o designer, professor e investigador na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, Gémeo Luís (nome literário de Luís Mendonça), irá desenvolver um laboratório de colagem e pensamento visual, através de um processo de pensamento, recorte, colagem, olhar, colar, ver e conversar, numa oficina intitulada “re união / “Cuting Sound”.

Em “Metamorfose” (Desenho Sensorial), a artista plástica Joana Rêgo propõe uma oficina táctil e sonora. Cada participante será desafiado a trabalhar a partir de um pedaço de barro ou plasticina e modelar ao som de música e com os olhos vendados.

O ilustrador Sebastião Peixoto (Grande Prémio BIG 2021) propõe “Ilustrar no Círculo”, criar uma ilustração que explore o círculo como espaço compositivo, simbólico e narrativo. Um convite a explorar novas formas de narrar visualmente usando as sugestões (relógio, prato, buraco, lua, poço, monóculo) e as potencialidades do formato.

As oficinas BIG Guimarães abrangem alunos das seguintes instituições de ensino: Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães; Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães; Escola Superior de Design IPCA, Barcelos (Mestrado em Ilustração e Animação); Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, Guimarães (Licenciatura em Artes Visuais).

As palestras e as oficinas de ilustração da BIG Guimarães reforçam o papel da bienal como plataforma de encontro e reflexão sobre a ilustração contemporânea, promovendo a experimentação e o espaço crítico e de reflexão através das artes plásticas, da palavra e do diálogo entre disciplinas artísticas.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!