Cozido à Moda de Coura
tocadores de concertina + novo circo + documentário sobre Aquilino
sáb e dom_16 e 17 nov | Paredes de Coura
O ‘Cozido à Moda de Coura’ vai à mesa este fim de semana, 16 e 17 de novembro, em sete restaurantes de Paredes de Coura, que elegeram este suculento e saboroso prato courense como a mais nobre das iguarias para estes dias mais frios e que aconselham à comidinha de conforto.
O Barbaças, Romântica, Albergaria, Miquelina, Xisto, Os Mouras e Merendas são os sete restaurantes aderentes a esta iniciativa inserida nos Domingos Gastronómicos promovidos pelo Município, e à qual se juntam muitas outras iniciativas para também reconfortar o espírito como são o novo circo proposto por ‘Kairós’, integrando a Rede Internacional La Nuit du Cirque, mas também a apresentação do documentário “Aquilino, a casa e o sopro de deus”, por João Pedro Marnoto, na Casa Grande de Romarigães.
Os tocadores e dançarinos também são bem-vindos à Roda de Coura com Tocadores de Concertina, complementando este fim de semana gastronómico com outras iniciativas que trazem por estes dias maior animação e procura por esta bonita vila no coração do Alto Minho.
Paredes de Coura possui um vasto e rico património gastronómico, assente em produtos naturais e ecológicos de uma sã economia rural. Destacamos a truta do rio Coura, os deliciosos enchidos, as carnes de cabrito, anho e de cachena criados nos nossos montes, assim como a mítica batata da boalhosa e a saborosa couve-galega.
Toda esta variedade de pratos regionais e de cozinha tradicional torna-se um deleite para o nosso palato.
‘Kairós’ e ‘Crassh DuoCircus’
O novo circo é outra das propostas para a noite deste sábado, a partir das 21h30, com o espetáculo ‘Kairós’, numa coprodução do Centro Cultural de Paredes de Coura e Cineteatro António Lamoso. A Noite do Circo integra a Rede Internacional La Nuit du Cirque e ‘Kairós’ reflete a palavra grega que fala sobre o conceito do tempo e da oportunidade. O bom momento de ação. Fazer a coisa certa, no momento certo. Pelo que através da acrobacia e da dança, procuram perfeitas coincidências, encontros dos corpos, momentos Kairós.
As crianças também têm na tarde de domingo, pelas 15h30, ‘Crassh DuoCircus’, no âmbito do Programa Família, numa produção da Associação Cultural We Tum Tum.
‘Crassh DuoCircus’ é um espetáculo onde dois personagens transportam o público, de uma forma intimista e bastante acolhedora, para o universo Crassh, onde o mais comum dos objetos do nosso dia-a-dia serve para produzir música, desde simples melodias a complexos e virtuosos ritmos. Aliando uma forte componente cómica, visual, de interação com o público, e de disciplinas circenses onde o malabarismo serve também para criar música ao vivo, este é um espetáculo que combina o rigor com o caos, o calafrio com a diversão levada ao seu expoente, onde ninguém ficará decerto indiferente.
‘Aquilino, a casa e o sopro de deus’
Também à tarde, mas este sábado, pelas 15h00, as Conversas da Casa Grande apresentam a pré-estreia do documentário ‘Aquilino, a casa e o sopro de deus’, dirigido por João Pedro Marnoto e ilustrado musicalmente pelos Space Ensemble, com voz de Marlene Castro.
A Casa Grande de Romarigães, emblemático espaço senhorial que deu origem à obra com o mesmo nome do escritor Aquilino Ribeiro, e considerada uma das maiores obras da literatura portuguesa, após sofrer obras de restauro e recuperação foi inaugurada formalmente dando espaço a uma casa-museu. A convite do Município de Paredes de Coura, a MediaUtopia foi convidada a produzir um documentário que abordasse o processo, como a obra em si, o autor e o território.