MENU
Rui Felgueiras eleito novo Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo
Por Administrador
Publicado em 06/02/2026 15:11
Viana do Castelo
Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Rui Felgueiras eleito novo Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

 

Realizaram-se ontem as eleições para Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, das quais resultou a eleição de Rui Felgueiras como novo líder da Tuna, sucedendo a Licínio Torre nos seus comandos.

Médico neurologista de profissão, Rui Felgueiras tem um percurso profundamente ligado à música e ao meio académico. Foi fundador da Tunamisto, a primeira Tuna mista do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo ingressado posteriormente, em 2003, na Tuna Académica de Biomédicas.

A sua formação musical iniciou-se aos 5 anos, no então Centro de Cultura Juvenil, sob a orientação do saudoso Maestro José Pedro onde teve como principal professor Mário Bezerra e como colegas entre outros os irmãos Hugo e João Rodrigues, Pedro Rego, Pedro Belo, Mário Costa e outros elementos que hoje fazem também parte da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo. Em paralelo com a Fundação Maestro José Pedro, prosseguiu estudos na Academia de Música de Viana do Castelo, onde teve formação em trompete (6 grau). 

Segundo o próprio a ligação à Tuna de Veteranos de Viana do Castelo surgiu anos mais tarde, motivada por um “ultimato” lançado em 2019 pelo Paulo Rigor e, sobretudo, pela certeza de reencontrar muitos amigos e companheiros de percurso académico e musical.

"É com grande honra que assumo a função de Magister desta mui nobre Tuna, certo de que, tudo farei para que juntos continuarmos a viver a Tuna como sempre foi... um espaço de amizade, partilha e paixão pela música e pela nossa cidade" (...) " agradeço a todos o voto de confiança e ao  Licínio Torre, pelo percurso marcado pelo compromisso, dedicação e contributo relevante para o crescimento e afirmação da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo."

A eleição de Rui Felgueiras ocorre num ano particularmente simbólico, em que a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo celebra o seu XXIII Aniversário, assinalando mais de duas décadas de música, amizade e dedicação à cultura académica e à cidade de Viana do Castelo.

“Era uma vez uma Tuna de Veteranos composta por antigos universitários que nasceram, vivem, trabalham ou simplesmente amam esta bela cidade”

Foi assim que, em 2003, nasceu este projeto, apadrinhado pelo Dr. Francisco Sampaio e pela Dr.ª Flora Silva, fruto de uma ideia antiga de tunos oriundos de várias academias nacionais, como a Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade Lusíada, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Concluídos os percursos académicos e iniciada a vida profissional, estes antigos estudantes decidiram manter-se unidos através do que tinham em comum: a música e o espírito académico. A Tuna apresentou-se publicamente pela primeira vez a 20 de fevereiro de 2004, em Valença do Minho, numa atuação integrada no concerto comemorativo do XVIII Aniversário do Coral Polifónico de São Teotónio.

Desde então, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo tem marcado presença em inúmeros palcos nacionais e internacionais, levando consigo a alegria, a tradição e o brilho característicos do Alto Minho. Entre os momentos mais marcantes do seu percurso destacam-se o Hermanamiento com a Tuna Antigua de Navarra, uma das mais prestigiadas tunas de veteranos do mundo, realizado em abril de 2005, bem como a organização dos Certames de Cuarentunas em Viana do Castelo, nos anos de 2008 e 2012.

Cuarentuna fundadora da Federação Internacional de Cuarentunas, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é atualmente composta por cerca de quatro dezenas de tunos, mantendo-se ativa e de portas abertas a todos os que desejem reviver o espírito académico através da música, do convívio e da amizade.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!