Hotel Europa apresenta ‘Luta Armada’ no Centro Cultural de Paredes de Coura
Regional
Publicado em 10/10/2024

Hotel Europa apresenta ‘Luta Armada’

sex_11 out_21h30 | Centro Cultural

 

A peça e teatro ‘Luta Armada’, pela companhia Hotel Europa, e o congresso internacional ‘A Peregrinação de Mário Cláudio: nos 55 anos de vida Literária’ concentram todas as atenções por estes dias em Paredes de Coura, num fim de semana em que também há Programa Bebés – Nascente e o filme de animação ‘Buffalo Kids: uma aventura na América’.

Hotel Europa é uma companhia de teatro documental que explora as fronteiras entre teatro, dança e performance. Utilizam no seu trabalho uma sobreposição de material autobiográfico, narrativas familiares, histórias nacionais, testemunhos, entrevistas e pesquisa historiográfica, abordando questões não discutidas na sociedade atual sobre o passado recente ligadas ao colonialismo, fascismo e comunismo, procurando estabelecer pontes entre o passado e o presente.

É neste âmbito que surge a peça ‘Luta Armada’ -- 11 de outubro, pelas 21h30, no Centro Cultural --, assente na investigação sobre o passado recente, analisando os projetos políticos que recorreram a ações violentas como assaltos a bancos, colocação de bombas, sabotagens, entre outros, como forma de luta. Este projeto tem como ponto de partida uma extensa recolha de testemunhos de pessoas que militavam nestas organizações, assim como a pesquisa de documentos sobre as suas ações, criando um espetáculo de teatro documental multidisciplinar.

Hotel Europa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes.
Espetáculo integrado na Rede Eunice Ageas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal.

 

Criação – André Amálio e Tereza Havlíčková
Elenco – André Amálio, Mara Nunes, Mariana Sardinha, Mauríca Barreira Neves, Mbalango, Paulo Quedas
Criação Musical – Edison Otero
Cenografia – Ana Paula Rocha
Desenho de Luz – Pedro Guimarães

Desenho de Som - Miguel Reis
Produção Executiva – Ruana Carolina, Catarina Sobral
Assistência de Encenação - Biatriz Alves Ribeiro
Comunicação – Patrícia Cuan
Assistência Cenografia e Figurinos - Ricardo Varela

Designer – António Gomes

Coprodução: Teatro Nacional D. Maria II, FITEI, Teatro Académico Gil Vicente
Coprodução das Residências: DeVIR CAPa

 

 

Uma imagem com texto, vestuário, homem, pessoa

Descrição gerada automaticamente

 

 

‘A Peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária’

Depois de um primeiro dia em Amarante, o congresso internacional ‘A Peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária’ assenta em Paredes de Coura na sexta-feira e sábado reunindo notáveis académicos e estudiosos da obra do autor de ‘Amadeo’, ‘Tiago Veiga’ e ‘Retrato de rapaz’, entre outros.

Assim, como forma de homenagear o autor e promover a leitura, o estudo e a reflexão de uma obra profundamente portuguesa e universal, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (CECH), o Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa (CEFH), os municípios de Amarante e de Paredes de Coura decidiram organizar ‘A Peregrinação de Mário Cláudio: nos 55 anos de vida Literária., tanto mais que este ano se cumprem 55 anos de vida literária de Mário Cláudio, inaugurada em 1969 com a publicação do livro de poemas ‘O Ciclo de Cypris’, bem como os 40 anos da publicação do romance ‘Amadeo’, que viria a ser distinguido em 1984 com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. De resto, Mário Cláudio foi ainda agraciado mais duas vezes com o prémio APE – Retrato de Rapaz (2015); Tríptico da Salvação (2019).

Comentários