Outubro traz GNR e Luta Armada a Coura
O mês de outubro está aí e com o cair da folha próprio do Outono, também caem propostas altamente interessantes em Coura. Desde o concerto dos GNR à peça de teatro Luta Armada, uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, FITEI e Teatro Académico Gil Vicente, mas também o Congresso Internacional sobre ‘A Peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária’, o Clube dos Poetas Vivos numa iniciativa do Teatro D. Maria II e da Casa Fernando Pessoa ou até o ‘Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas’.
Apesar da banda de Rui Reninho, Jorge Romão e Toli Machado dispensar apresentações, tanto mais que as suas canções têm atravessado sucessivas gerações nos últimos 45 anos, há sempre mais um motivo, mesmo de celebração, para assistir a um concerto com ‘Pronúncia do Norte. A 18 de outubro voltam a Coura, desta vez com passagem pelo Centro Cultural, pelas 21h30.
Antes, a 11 de outubro há teatro. ‘Luta Armada’ continua a investigação da companhia Hotel Europa sobre o passado recente, analisando os projetos políticos que recorreram a ações violentas como forma de luta. Este projeto tem como ponto de partida uma extensa recolha de testemunhos de pessoas que militavam nestas organizações, assim como a pesquisa de documentos sobre as suas ações, criando um espetáculo de teatro documental multidisciplinar.
‘A Peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária’
E como este ano se cumprem 55 anos de vida literária de Mário Cláudio -- inaugurada em 1969 com a publicação do livro de poemas ‘O Ciclo de Cypris’ --, mas também os 40 anos do romance Amadeo, tendo-lhe sido atribuído em 1984 o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, aí está o ponto de partida para o Congresso Internacional sobre ‘A Peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária’, como forma de homenagear o autor e promover a leitura, o estudo e a reflexão de uma obra profundamente portuguesa e universal.
Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes
Para o final do mês, Paredes de Coura também recebe o “Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas”. Organizado pelo Município e aberto à sociedade civil e agentes de intervenção local, pretende-se explorar a importância e o papel das infraestruturas verdes na manutenção da paisagem e na conservação da biodiversidade no quadro de alterações climáticas.
Ainda no âmbito das Conversas da Casa Grande, o Clube dos Poetas Vivos reúne-se em Romarigães para conversar e ouvir poesia. Ao longo dos anos, estes encontros têm acontecido alternadamente entre o Teatro D. Maria II e a Casa Fernando Pessoa. Em 2024, o Clube continua a dividir-se entre a sua atividade em Lisboa e a viagem pelo país, levando vozes da poesia contemporânea a um público mais alargado, a outras localidades onde, de outra forma, só chegaria em formato gravado.
E não fica por aqui a oferta cultural para este mês de outubro. Há também os habituais blockbusters, como ‘Beetlejuice Beetlejuice’, ‘Buffalo Kids’, ‘Joker - loucura a dois’ e ‘Medieval’, mas também as oficinas/workshops com peças Lego na Caixa dos Brinquedos, bem como os habituais Programa Família e Jogos em Família, propostas que atravessam todas as idades.