Finalistas da licenciatura em Artes Plástica e Tecnologias Artísticas criam exposição
“Inquietação”, os primeiros passos de uma autonomia artística
Exposição poderá ser visitada até 24 de fevereiro, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
É um momento de avaliação, mas também uma busca por novos olhares. Olhares de outros colegas e outros docentes. Assim se poderá definir “Inquietação”, a exposição que poderá ser visitada na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). As obras estão em exibição até 24 de fevereiro.
“Inquietação” mostra uma seleção de trabalhos desenvolvidos para o projeto autoral dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, no âmbito da Unidade Curricular Desenho III. Trata-se também de “um momento de avaliação”, no qual os alunos são “desafiados a escolherem os trabalhos que desejam expor, num processo de seleção coerente e justificado. A exposição mostra os primeiros passos de uma autonomia artística”, explica a docente responsável pela exposição, Susana Camanho.
A exposição conta com trabalhos de 20 alunos, numa paleta de projetos mergulhados, por um lado, na cor, e, por outro, em tons monocromáticos, num cruzamento de formas e temas, que convergem “mais do que para um final, para um começo e um prelúdio de uma obra ainda por escrever. Um prelúdio de qualquer coisa que está pr’acontecer”.
O curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas permite aos alunos trabalhar diversos instrumentos, de forma a encontrarem o seu caminho, numa inquietação à qual procuram responder: “A exposição tem por título de ‘Inquietação’, porque parte das perguntas: O que nos inquieta enquanto estudantes de arte, enquanto futuros artistas? A que inquietação respondemos quando fazemos uma obra de arte? Perguntas reiteradas aos alunos ao longo deste primeiro semestre”, remata Susana Camanho.