|
|
|
|
|
ENTRUDO REGRESSA À VILA DE MELGAÇO COM CORTEJO, QUEIMA DO SANTO ENTROIDO E FESTA ATÉ DE MADRUGADA
|
|
|
|
|
|
|
A iniciativa realiza-se a 14 de fevereiro, a partir das 21h00, no Largo Hermenegildo Solheiro, com animação de rua, cortejo e Queima do Santo Entroido, seguindo-se a Festa de Carnaval, coorganizada com os bares locais participantes. As inscrições para a participação no cortejo decorrem até 9 de fevereiro de 2026.
No dia 14 de fevereiro, Melgaço volta a celebrar o Entrudo, enchendo-se de cor e folia para recordar tradições e costumes da região. O cortejo, pelas ruas da vila de Melgaço, tem início às 21h30, seguindo-se a Queima do Santo Entroido, no Largo Hermenegildo Solheiro. Após o término do cortejo, realiza-se a Festa de Carnaval, com animação musical a cargo do DJ Di Oliver e do DJ Parreca, coorganizada com os bares locais participantes (Rio’s Bar, LC Café Bar, Cova do Leão & Block Club e Bar Alameda)
Outrora, na vila C(r)asteja, o Entroido, era assim que os habitantes designavam o seu Carnaval, era uma das festas mais participativas da freguesia. O certame era composto por diversão de sábado a terça-feira, com bailes e mascarados dispersos por vários recantos da vila. Não faltava o tradicional cozido à portuguesa e doces típicos. Tiros, bombas e foguetes anunciavam a festa. Nessa altura, os Farrangalheiros saíam à rua, trajados a rigor: as mulheres vestiam o tradicional saiote castrejo tipicamente vermelho bordado e/ou decorado com cores garridas, as blusas e o lenço amarelo. O traje era composto pelo garruço, o objeto mais representativo do Entroido C(r)astejo: chapéus de cartão decorados com fitas e enfeites garridos que congregam uma renda que encobre o rosto dos Farrangalheiros. O ENTRUDO pretende recordar alguns desses momentos, preservando e honrando, desta forma, memórias e saberes de outras gerações.
O cortejo desta edição prevê duas opções de tema: "Costumes, tradições e aspetos histórico-culturais associados ao concelho de Melgaço e/ou aos concelhos galegos vizinhos" e tema livre, a definir pelos grupos. Toda a comunidade (do concelho de Melgaço e de outros concelhos), os comércios, associações, empresas, comunidades escolares, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia são convidados a participar no cortejo e a mostrar a criatividade com as suas máscaras e fantasias.
A organização sugere algumas temáticas para as indumentárias e acessórios: acontecimentos e povos históricos, lendas e tradições; agricultura, pastorícia, caça & pesca, brandas & inverneiras; emigração, contrabando, e outras relações transfronteiriças; atividades socioeconómicas atuais de relevância para o concelho de Melgaço e concelhos circunvizinhos e, ainda, tradições e costumes da comunidade imigrante a residir em Melgaço.
A participação no cortejo carece de inscrição prévia obrigatória até 9 de fevereiro de 2026 e poderá ser feita em duas categorias: Grupo com "Carro Alegórico", com um mínimo de 8 elementos;" e Grupo sem "Carro Alegórico", com um mínimo de 10 elementos. A inscrição pode ser realizada através do preenchimento da ficha de inscrição (disponível aqui), que deverá depois ser enviada para o e-mail pmeleiro@cm-melgaço.pt (Patrícia Meleiro) ou entregue na receção da Casa da Cultura de Melgaço.
O cortejo termina no Largo Hermenegildo Solheiro com a tradicional Queima do Santo Entroido, o boneco vestido de roupas velhas. Este momento representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, e, segundo os populares, também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece. A ANIMAÇÃO PROLONGA-SE COM A FESTA DE CARNAVAL
Após o cortejo, segue-se a Festa de Carnaval, com início às 23h30, que terá lugar numa tenda própria, instalada no Largo Hermenegildo Solheiro. Organizada em colaboração com os bares locais Rio’s Bar, LC Café Bar, Cova do Leão & Block Club e Bar Alameda, esta festa contará com as atuações do DJ Oliver e DJ Parreca.
PROGRAMA
21h00 – Animação de rua
21h30 – Cortejo do Entrudo e Queima do Santo Entroido
23h30 – Festa de Carnaval | com DJ Di Oliver e DJ Parreca
Colaboração – Rio’s Bar, LC Café Bar, Cova do Leão & Block Club e Bar Alameda
As normas de participação do cortejo podem ser consultadas aqui.