MENU
Mochos no Telhado regressam a Coura “Era uma vez uma linha de fronteira…”
Sexta-feira dia 23 de janeiro às 21h30 no Centro Cultural de Paredes de Coura
Por Administrador
Publicado em 20/01/2026 16:26
Paredes de Coura
Município de Paredes de Coura

Mochos no Telhado regressam a Coura

“Era uma vez uma linha de fronteira…”

Sexta-feira dia 23 de janeiro às 21h30 no Centro Cultural de Paredes de Coura

 

A companhia de teatro Mochos no Telhado está de regresso ao Centro Cultural de Paredes de Coura para levar à cena, esta sexta-feira, 23 de janeiro, pelas 21h30, a peça “Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito” que nos remete para uma realidade sempre atual e que tem atravessado gerações.

Com dramaturgia de Sofia Moura, a companhia de Viseu chama-nos a atenção para uma realidade tão presente, em que “assistimos a tempos em que a imigração é o bode expiatório para justificar todos os problemas de um país”, esquecendo que “em tempos fomos a pé, escondidos em camiões, invisíveis nos comboios, a subir montanhas, a atravessar rios. Hoje vamos de avião”.

Com interpretação de Patrick Murys, Ricardo Augusto e Sofia Moura, três criaturas absurdas, situadas entre o divino e o humano, observam e transformam os traços da linha, os seus cruzamentos, quebras e emaranhados, vestindo a pele e a memória das pessoas que a atravessam. Esta é uma história que, como todas, começa com “era uma vez”, mas não se sabe bem que vez é a primeira. Sem linha do tempo, tudo se passa agora. 1968 é agora. 2010 é agora. 1140, também é agora. Esta é a história dos de agora, que também são os de antes. A história de uma ferida com nome de ordem, mas também uma possibilidade de lembrar, pensar e imaginar formas de redenção coletiva.

Ficha artística:

Criação: Patrick Murys, Pepa Macua, Ricardo Augusto, Sofia Moura

Interpretação: Patrick Murys, Ricardo Augusto, Sofia Moura

Dramaturgia: Sofia Moura

Textos: Rui Macário Ribeiro e Sofia Moura;

Cenografia e Figurinos: Inês de Carvalho

Desenho de Luz: Francisco Alves

Criação musical: Ricardo Augusto

Design, Vídeo e Fotografia: Luís Belo

Direção Executiva: Dennis Xavier

Produção Executiva: Marta Costa

Assistente de produção: Raquel Ventura

Produção: Mochos no Telhado – Estrutura com Direção Artística de Dennis Xavier e Sofia Moura

Financiamento: DGArtes – Ministério da Cultura, República Portuguesa

Coproduções: Teatro Municipal da Guarda, CENDREV, Teatro-Cine de Pombal, Centro Cultural de Carregal do Sal, Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, Centro Cultural de Paredes de Coura, Centro de Artes de Águeda

 

 

Cinema e Jogos de Tabuleiro

Mas não se esgota no teatro a oferta cultural por estes dias. O cinema também preenche a noite de quinta-feira, pelas 21h00, com mais uma sessão de Ler Cinema, desta vez interpretando o filme “Paraíso” com o realizados Daniel Mota, que nos retrata a génese e evolução da cultura rave portuguesa, bem como o seu impacto duradouro na música eletrónica a nível mundial.

O fim de semana, sábado e domingo, às 15h00 e 21h00, traz-nos “Greenland: um novo começo”, o filme de ação e aventura dirigido por Ric Roman Waugh, que nos conta a história de uma família forçada a sair do seu refúgio subterrâneo na Gronelândia e a atravessar um mundo em ruínas, após o impacto de um cometa que destruiu grande parte da Terra.

No sábado, a Caixa dos Brinquedos propõe-nos um Encontro de Jogos de Tabuleiro em colaboração com o Clube Jogos à Mesa da EBS de Paredes de Coura. São dezenas de jogos que estão disponíveis, com uma equipa preparada para explicar como se jogam, numa iniciativa indicada para jovens e adultos

Comentários
Comentário enviado com sucesso!