FISATUR | Politécnico de Viana do Castelo promove turismo associado à pesca e património marítimo
Notícia
Publicado em 15/10/2024

Projetos selecionados serão apresentados dia 18, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC)

 

                         FISATUR | Politécnico de Viana do Castelo promove turismo associado à pesca e património marítimo

 

O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se como a instituição que mais candidaturas recebeu no âmbito do projeto europeu FISATUR, que envolve parcerias com instituições nacionais, espanholas e francesas. Este consórcio internacional visa promover o turismo sustentável na pesca e no património marítimo da região atlântica.

 

Dos 17 projetos submetidos em Portugal foram selecionados nove. Entre as temáticas incluem-se experiências temáticas, preservação cultural, desenvolvimento de rotas turísticas ou promoção de práticas de pesca sustentável. Projetos entram depois em programa de incubação.

 

O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se como a instituição com mais candidaturas no âmbito do FISATUR, um projeto europeu focado no turismo sustentável ligado à pesca e ao património marítimo da região atlântica.

 

Este projeto internacional conta com a participação de seis parceiros de três países: além do Politécnico de Viana do Castelo e da CIM do Alto Minho em Portugal, envolvem-se a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e o L'Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).

 

Apesar de ter uma menor extensão territorial, Portugal apresentou o maior número de projetos, refletindo a importância e a credibilidade do Politécnico de Viana do Castelo como coordenador nacional do FISATUR.

 

Após um período de candidaturas, foram selecionados nove dos 17 projetos nacionais apresentados, que serão dados a conhecer na sessão de lançamento, agendada para sexta-feira, 18 de outubro (9h30), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).

 

Os projetos selecionados incluem:

 

  • Trails & Tides: Itinerários temáticos e experiências marítimas sustentáveis.
  • Minho Tem Mar: Promoção das atividades fluviais e marítimas no litoral-Norte.
  • Minho Rio Vinho: Navegação no rio Minho, acompanhada de provas de Vinho Verde e visitas a produtores locais.
  • Marina fluvial em Caminha: Desenvolvimento de uma marina que une conhecimentos náuticos tradicionais e turismo.
  • Oficina do Mar: Workshops e atividades ao ar livre para preservar o património cultural marítimo.
  • Preservação do património marítimo: Técnicas tradicionais de construção de barcos e escola de barcos em miniatura.
  • Guardiões do Atlântico Português: Preservação das tradições piscatórias e criação de rotas turísticas sustentáveis.
  • Promoção do Turismo associado à Pesca Recreativa no Minho: Criação de uma escola de pesca sustentável.
  • Caminho Marítimo de Santiago em Portugal: Estruturação e promoção do “Caminho Marítimo de Santiago”.

 

Os projetos selecionados entrarão num programa de incubação com acompanhamento personalizado por parte de mentores experientes em matéria de planos de negócio e turismo, em particular associado à pesca e à valorização do património marítimo. Este programa, gratuito e com duração de sete meses, incluirá sessões em grupo e individuais, adaptadas às necessidades dos participantes.

 

As duas melhores ideias de cada país serão premiadas e terão a oportunidade de integrar a rota de navegação de um catamarã entre França e Portugal, facilitando intercâmbios B2B (Business to Business) com experiências na costa atlântica. Além disso, os projetos vencedores poderão usufruir de um prémio de três mil euros em serviços de apoio ou equipamentos, e participar num programa personalizado de mentorias.

 

O FISATUR é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!