PROJETO DO QUAL O IPVC É PARCEIRO PROMOVE O TURISMO SUSTENTÁVEL E O EMPREENDEDORISMO NA PESCA E NO PATRIMÓNIO MARÍTIMO
Notícia
Publicado em 04/06/2024

Projeto do qual o IPVC é parceiro promove o turismo sustentável e o empreendedorismo na pesca e no Património Marítimo

 

   FISATUR | Projeto europeu apresentado sexta-feira

 

Projeto pretende introduzir novos serviços de turismo e fomentar o empreendedorismo associados à pesca e ao património marítimo junta diversos stakeholders no Navio Gil Eanes.

 

Apostar no turismo sustentável, promover e impulsionar novas soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, a aquacultura e o património marítimo são os fundamentos do FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime Cultural Heritage), projeto europeu que engloba parceiros espanhóis, franceses e portugueses e nos quais está envolvido o Politécnico de Viana do Castelo.

 

A apresentação do FISATUR acontece na próxima sexta-feira, às 14h40, no Navio Gil Eannes, Viana do Castelo, com a presença do Politécnico de Viana do Castelo, do Município de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho.

 

"O projeto FISATUR pretende estabelecer e promover uma rede de experiências turísticas, impulsionando a diversificação económica das comunidades piscatórias. Concentrando-se na criação de oferta turística através da valorização e dinamização das tradições da pesca e dos elementos patrimoniais associados ao património marítimo, o projeto abrange três regiões: Bretanha, Galiza e Alto Minho", afirma Goretti Silva, docente representante do IPVC no FISATUR.

 

FISATUR está, por isso, diretamente ligado aos setores locais da pesca e do turismo, centrado no crescimento económico adequado das regiões de pesca costeira. Este objetivo será alcançado através da integração e promoção de produtos e serviços turísticos atlânticos relacionados com a pesca, a aquacultura e o património marítimo.

 

Numa primeira fase, os promotores do projeto estão a efetuar um estudo da oferta e da procura de produtos e serviços em cada país participante. Com base nos resultados, foi já lançado um programa de incubação para promover 10 ideias de projetos por país.

 

No final, as duas melhores ideias de cada país serão premiadas e terão a oportunidade de integrar a rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para conhecer e facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica. As candidaturas poderão ser apresentadas até 19 de julho.

 

O objetivo final do projeto é avaliar o modelo de desenvolvimento proposto, que integra turismo, pesca e património marítimo, verificando a sua viabilidade e sustentabilidade como uma abordagem para utilizar os recursos costeiros.

 

O projeto FISATUR conta com uma plataforma colaborativa multidisciplinar, com parceiros de Espanha (Galiza), França (Bretanha) e Portugal (Alto Minho), incluindo a FUNDAMAR, ICSEM, L'Institut Agro Rennes-Angers, Technopole Quimper-Cornouaille, o IPVC e a CIM do Alto Minho.

 

Este projeto é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).

 

Certos da V. melhor atenção para com este assunto, convida o Politécnico de Viana do Castelo o vosso órgão de comunicação social a estar presente na sessão de apresentação oficial do FISATUR.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!