Vira Fest + Ler Cinema + Regresso ao Parnaso
Tendo o Vira Fest como ‘cabeça de cartaz’, a oferta de Paredes de Coura para este fim de semana não se esgota neste intercâmbio entre alunos, professores e profissionais da música que tão bem caracteriza este encontro de escolas e projetos de educação musical de Portugal e Galiza. A semana completa-se com Ler Cinema e a longa-metragem “Autografia”, sobre o percurso e a individualidade do pintor e poeta Mário Cesariny, mas também o ‘Regresso ao Parnaso’, o Ciclo Cultural promovido pelo Centro Mário Cláudio e que coloca em diálogo criadores contemporâneos de várias artes – um escritor, um artista plástico, um músico e um leitor de textos.
O Vira Fest, neste fim de semana 23 e 24 de março, inclui conversas, showcases e concertos, procurando ser um espaço de troca de experiências e boas práticas de educação musical, onde também se reflete sobre os diferentes percursos que a música tem para oferecer aos jovens e à comunidade.
Tendo por referência a Escola de Rock, como escola anfitriã, e promovido pela Associação Cultural Rock’n’Cave conjuntamente com o Município, o Vira Fest conta com os contributos do Serviço Educativo da Casa da Música, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Politécnico do Porto), a SonDeSeu – Orquestra Folk de Galicia/ETRAD, Academia de Artes de Chaves, Academia de Música de Castelo de Paiva, combos provenientes da RockSchool Porto e da Academia Valentim de Carvalho (Porto) e grupos formados em escolas dedicadas a géneros musicais variados como A Casa do Rock Santiago de Compostela, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Escola Estúdio de Pejão.
Ler Cinema com Miguel Gonçalves Mendes
Já o Ler Cinema conta esta quinta-feira, 21 de março, pelas 21h00, com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes, que nos ajudará a ler o documentário que retrata a vida, o percurso e a individualidade de Mário Cesariny para além do pintor e poeta.
O poema “autografia" serve de mote e fio condutor – é a partir dele que nascem as questões para as respostas que estabelecem o diálogo entre quem vê e quem é retratado. O trabalho de Cesariny é exposto na sua intimidade, sujeito à nossa interpretação, numa espécie de respigar de citações e conteúdos que nos permitem uma apropriação de Mário Cesariny num filme intimista.
Antecede ‘Autografia’ a curta-metragem ‘Agouro’, assinada por David Doutel e Vasco Sá, e que nos transporta para um inverno rigoroso que congela a superfície de um rio junto à casa onde vivem dois primos. Envolta no vento gelado que se levanta naquele dia, a rudeza da relação entre os dois cresce, atingindo o limite.
AUTOBIOGRAFIA
Realizador MIGUEL GONÇALVES MENDES
Produtor JUMPCUT
Doc, 90”, cor
Língua Original Português (legendado em inglês)
AGOURO
Realizador David Doutel, Vasco Sá
Produtor Rodrigo Areias, BANDO À PARTE
Barbara Vougnon, Fabienne Giezendanner, Zéro de Conduite Productions
Argumento David Doutel, Pedro Bastos, Vasco Sá
Montagem David Doutel, Vasco Sá
Música David Doutel
Som Pedro Marinho
Animação Boris Brenot, Miguel Lima, Remi Juillet
Técnicas de Animação Animação 2D, Animação de objetos e materiais auxiliado por computador, Pintura Digital, Pintura sobre vidro
Língua Original Português (legendado em inglês)
Regresso ao Parnaso
O poeta Jorge Velhote, a escultora Susana Piteira, o músico Victor Afonso e a leitora Romi Soares são os intervenientes na sessão do Ciclo Cultural, ‘Regresso ao Parnaso’, promovida para a tarde deste sábado pelo Centro Mário Cláudio, em Venade.
Estas sessões, com periodicidade trimestral, procuram colocar em diálogo criadores contemporâneos de várias artes – um escritor, um artista plástico, um músico e um leitor de textos.
‘Regresso ao Parnaso’ tem como objetivo homenagear um escritor vivo (poeta ou ficcionista), explorando o diálogo entre a sua obra e a criação de outros artistas presentes – um artista plástico e um músico.