Palestra irá decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC a 5 de julho
A relevância da valorização dos resíduos em debate no Politécnico de Viana do Castelo
A iniciativa irá contar com a presença de uma das mais conceituadas investigadoras nacionais na área da economia circular. A palestra “Circularidade na Construção | A Relevância da Valorização dos Resíduos” acontece no âmbito do projeto FiberRec – Valorização de materiais de construção em fim de vida, que o Politécnico de Viana do Castelo viu recentemente aprovado e financiado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Economia circular e valorização de materiais de construção em fim de vida. É este o fundamento da palestra que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe, no próximo dia 5 de julho. “Circularidade na Construção | A Relevância da Valorização dos Resíduos” será orientada por Maria Lurdes Lopes, investigadora e professora catedrática do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Esta palestra acontece no âmbito do FiberRec – Valorização de materiais de construção em fim de vida: processamento de fibras numa perspetiva de economia circular, projeto que o Politécnico de Viana do Castelo viu recentemente aprovado, projeto desenvolvido no seio da Unidade de Investigação do IPVC, ProMetheus.
Financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto FiberRec tem como objetivo desenvolver uma solução para a valorização de resíduos com amianto, através dos princípios da economia circular e da sustentabilidade com reintrodução dos resíduos na cadeia produtiva.
“Circularidade na Construção | A Relevância da Valorização dos Resíduos” terá início às 10h e irá ter lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo. A inscrição é obrigatória. Maria Lurdes Lopes, especialista na área da economia circular, já participou em 40 projetos de investigação, orientou mais de uma centena de trabalhos científicos e é autora ou coautora de mais de 350 trabalhos científicos em livros, revistas e congressos.