Natal a Meias, a campanha do Politécnico de Viana do Castelo que quer aquecer os pés… e os corações dos mais idosos
Notícia
Publicado em 16/12/2022

Projeto desenvolvido por uma aluna da Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo

 

     Natal a Meias, a campanha do Politécnico de Viana do Castelo que quer aquecer os pés… e os corações dos         mais idosos

 

 A campanha foi desenvolvida pela aluna Joana Azevedo, do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial de Viana do Castelo, visa a recolha de meias, que, no dia dos Reis, serão entregues aos idosos a viver em lares da zona de Viana do Castelo.

 

“Valorizar as pessoas mais velhas, nomeadamente as que se encontram a viver em estruturas residenciais, e contribuir para combater a solidão vivida nos últimos dois anos de pandemia, particularmente neste período festivo do Natal”. Foi baseada nesta ideia que nasceu a campanha Amor a Meias, criada por Joana Azevedo, aluna do terceiro ano do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).

 

Com a esperança média de vida a aumentar em Portugal, e há já especialistas que defendem que chegar aos 100 anos será uma realidade para um número cada vez maior de pessoas, a preocupação e o cuidado com a terceira idade assumem particular relevo e são dois dos maiores desafios da atualidade para os profissionais da área, que se querem cada vez mais capacitados, por forma a contribuírem para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas à medida que envelhecessem. E foi a pensar nesse público mais frágil que Joana Azevedo criou o Natal a Meias. “É fundamental que o gerontólogo desenvolva a sua intervenção baseada na evidência científica orientada para o envelhecimento ativo e saudável”, afirma a estudante de 28 anos, natural de Esposende.

 

As meias serão entregues no dia de Reis, a 6 de janeiro

Embora desenvolvida no universo da ESE-IPVC, a campanha Amor a Meias está longe de se circunscrever àquela Escola ou ao mundo do Politécnico de Viana do Castelo (as seis Escolas, os Serviços Centrais e os SAS). Está envolvida a comunidade de Viana do Castelo, nomeadamente a Câmara Municipal, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e muitas outras empresas e instituições.

 

A campanha é intergeracional

Depois de recolhidas, as meias não serão simplesmente entregues às instituições. Com a colaboração dos colegas de curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social, serão colocadas em embrulhos e acompanhadas por um postal personalizado, criado a partir de desenhos natalícios feitos por crianças e com mensagens dos estudantes envolvidos. As meias serão entregues do dia de Reis, a 6 de janeiro.

 

Além do sucesso que a campanha está a ter, a aluna destaca a componente intergeracional, envolvendo crianças, jovens, adultos e pessoas mais idosas. Contente com o Natal a Meias, Joana Azevedo, que está a fazer estágio no Lab GeroSOC – Laboratório de Gerontologia Social Aplicada da ESE-IPVC, diz que não se trata apenas de uma campanha solidária, ressalvando a mensagem subjacente de valorização das pessoas mais velhas, enquanto elementos fundamentais da sociedade, no passado, no presente e no futuro.

Orientadora do estágio de Joana Azevedo, a docente Carla Faria destaca as mais-valias do projeto, que permite “transferir conhecimentos e competências desenvolvidas na formação superior, assegurar a intencionalidade da sua prática profissional”, ao mesmo tempo que permite que os alunos tenham espaço para a inovação, a criatividade e a responsabilidade social. Ao mesmo tempo, é-lhes permitido desenvolver um trabalho em rede e em estreita colaboração com parceiros-chave da comunidade.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!