BOMBONS “MEDONHOS” E DE ALVARINHO
Notícia
Publicado em 27/10/2022

 

 BOMBONS “MEDONHOS” E DE ALVARINHO

São a sugestão da marca de vinhos Dona Paterna para este Halloween,

acompanhados pelo vinho e aguardente que lhes dão a essência.

Com o Halloween mesmo à porta, os bombons de alvarinho Dona Paterna “vestiram-se” a preceito para celebrar a noite mais assustadora do ano. Com dois sabores, uns confecionados com Alvarinho Reserva Dona Paterna e outros com a Aguardente Bagaceira de alvarinho Dona Paterna, estas iguarias prometem deliciar os mais gulosos, mas também os apreciadores de alvarinho.

 

  

Os bombons estão decorados com imagens e elementos alusivos ao terror, como fantasmas e olhos, e o recheio tem sabor a fruta e alvarinho: os bombons de Alvarinho Reserva Dona Paterna têm recheio de essência de abacaxi e os de Aguardente Bagaceira sabor a morango. A cobertura de chocolate tem 64% de cacau, “para agradar a todos”, diz a produtora Elisangela Castro.

 

Apresentam-se agora com uma imagem temática, mas os bombons de alvarinho Dona Paterna nasceram em abril de 2022, de uma sinergia e colaboração com a pastelaria melgacense Sabor do Céu, pelas mãos de Elisangela Castro que afirma que “o resultado é um equilíbrio perfeito entre o doce e o azedo e com um sabor a alvarinho”, salientando que “tentamos sempre surpreender os nossos clientes. Os bombons de alvarinho Dona Paterna são um sucesso e quisemos, desta forma, mimar os nossos clientes com uns bombons temáticos para o Halloween”.

“Temos a certeza de que estes bombons vão marcar a diferença pela qualidade e pelo sabor autêntico.”, refere o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso, realçando a importância de criar sinergias com os produtores locais de forma a promover Melgaço: “É certo que o vinho alvarinho é um dos maiores ex-libris de Melgaço, da região, mas as pessoas gostam e devem ter outras sugestões. Aqui temos excelentes produtos, não só gastronómicos, como de turismo, desporto, natureza..., mas temos potencial para inovar e proporcionar novas experiências, e com o alvarinho conseguimos isso. No final, todos saímos a ganhar, porque se o território ganha, nós também.”

 

O produto encontra-se à venda, até dia 31 de outubro, na pastelaria da produtora, a Sabor do Céu, que se situa em Melgaço (Rua Dr. Augusto César Esteves – Melgaço, tlf +351 934 352 915) e, no fim de semana, no restaurante Tasquinha da Portela (Portela, Paderne, 4960-263 Melgaço, tlf +351 968 825 682).  A saber que os bombons de alvarinho Dona Paterna (confecionados com o Alvarinho Reserva) estão à venda diariamente nesta pastelaria e ainda no Solar do Alvarinho (Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, Alameda Inês Negra 4960-561 Melgaço) e, ao fim de semana, na Tasquinha da Portela Restaurante.

 A PAIXÃO PELA VINHA

Os alvarinhos Dona Paterna nasceram da paixão de Carlos Codesso que, inspirado pelo seu pai, Manuel Francisco Codesso, desde muito novo se interessou pela viticultura. Obstinado e incentivado pelo progenitor, em 1974, iniciou as primeiras plantações de alvarinho. O acumular de experiência, o contacto com a vinha, o cultivo de videiras, o explorar e conhecer o terroir e, por fim, a experiência na vinificação, foi a pedra-base para a criação, em 1990, da marca de vinho alvarinho Dona Paterna. «Foram das primeiras vinhas contínuas em Melgaço. Comecei a produzir vinho, como lavrador, na altura nas designadas adegas de garagem, e a participar em concursos de vinho, recebendo algumas distinções. Em 1990 decidi criar a marca Dona Paterna.», afirma Carlos Codesso.

 

Esta relação entre o vinho e o terroir onde se insere, a sub-região Monção e Melgaço, o respeito pelo meio ambiente, bem como a aposta na tecnologia, permite hoje apresentar diferentes perfis de alvarinho Dona Paterna de elevada qualidade, entre vinhos, espumantes e aguardentes.

 

Comentários