Parceiros da Universidade Europeia reúnem-se em Ancona para avaliar o trabalho feito e definir prioridades de investigação e formação avançada durante 2.ª reunião de Coordenação
SUNRISE | Politécnico de Viana do Castelo apresenta ferramentas estratégicas em Itália
Uma comitiva do Politécnico de Viana do Castelo participa na 2.ª Reunião de Coordenação da SUNRISE, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade. O encontro, que está a decorrer em Itália, na Università Politecnica delle Marche, reúne elementos das nove universidades parceiras para monitorização estratégica, definição de prioridades e consolidação do trabalho colaborativo em investigação e formação avançada.
A comitiva do Politécnico de Viana do Castelo é presidida por Ana Paula Vale, vice-presidente com o pelouro da Mobilidade e Cooperação Internacional e coordenadora institucional da SUNRISE. O encontro integra sessões plenárias de coordenação e reuniões específicas por Work Package, com vista ao alinhamento científico, académico e estratégico da aliança.
Durante os trabalhos, o docente e investigador do Politécnico de Viana do Castelo, João Abrantes, apresentou uma plataforma web desenvolvida no IPVC, que disponibiliza uma visão analítica integrada da produção científica que é feita pelas instituições do consórcio, com base em publicações indexadas na Scopus. A ferramenta permite mapear o perfil de competências científicas de cada parceiro, analisar o alinhamento com as estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3), identificar áreas não cobertas e facilitar a constituição de consórcios para futuras candidaturas europeias, recorrendo a análises assistidas por Inteligência Artificial. Trata-se de um instrumento estratégico de apoio à decisão científica, disponibilizado a todas as universidades da aliança.
Ao nível da formação avançada, Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e a Flexibilidade Curricular, apresentou o modelo institucional de articulação doutoral, promovendo a criação de sinergias e percursos colaborativos entre instituições.
Durante o encontro, Ana Paula Vale levou a cabo também uma série de reuniões e encontros que irão dar a possibilidade a vários bolseiros de doutoramento do IPVC de desenvolverem parte da sua investigação em universidades parceiras – Universidades de Ilmenau (Alemanha) e Bolzano e delle Marche (Itália) –, nas áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar, Ciências de Materiais e Mecânica, Agricultura e Silvicultura ou Ciência da Computação. Estas mobilidades reforçam uma estratégia institucional assente na qualificação avançada em contexto europeu e no desenvolvimento de investigação colaborativa.
Para Ana Paula Vale, “a SUNRISE demonstra que a cooperação europeia só é efetiva quando existe verdadeira partilha de conhecimento, ferramentas e boas práticas. O Politécnico de Viana do Castelo não apresenta apenas resultados próprios. Tem vindo a disponibilizar soluções que reforçam a capacidade coletiva da aliança. É esta lógica de rede que potencia a excelência científica, a inovação pedagógica e a competitividade europeia.”
Depois de uma 1.ª reunião de coordenação em França, o encontro que está a decorrer em Itália consolida uma aliança europeia orientada para a inovação regional, a sustentabilidade e o reforço do espaço europeu de ensino superior e investigação, envolvendo, além da instituição anfitriã, a Technische Universität Ilmenau, a Libera Università di Bolzano, a Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie, a Université de technologie de Compiègne, a European University Cyprus, a Mälardalens University e o Univerzitet Džemal Bijedić u Mostaru.