MENU
Eduardo Teixeira preside reunião da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo na Madeira
Por Administrador
Publicado em 22/01/2026 13:07
Política
CHEGA – Viana do Castelo

Eduardo Teixeira preside reunião da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo na Madeira

O Deputado à Assembleia da República e Vereador na Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, irá presidir à reunião da Comissão da Energia, do Ambiente e da Água da Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo (AP-UpM), que terá lugar no próximo dia 26 de janeiro, pelas 10h00, na Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

A presidência desta Comissão encontra-se, neste momento, a cargo do Parlamento português e é exercida por Eduardo Teixeira, eleito pelo CHEGA, que definiu como eixo central do seu mandato as preocupações relacionadas com as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental na região do Mediterrâneo.

A reunião temática será subordinada ao tema “Proteção da vida selvagem e combate à degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos na região do Mediterrâneo” e contará com a participação de académicos e especialistas da rede Mediterranean Experts on Climate and environmental Change (MedECC), bem como de um especialista regional e dos parlamentares que integram a Comissão.

A AP-UpM, criada em 2003, reúne 42 parlamentos nacionais, incluindo a Assembleia da República Portuguesa, bem como o Parlamento Europeu, num total de 280 membros, distribuídos de forma equilibrada entre os países das margens Norte e Sul do Mediterrâneo. Trata-se de uma das mais relevantes plataformas de cooperação parlamentar internacional na região euro-mediterrânica.

Para Viana do Castelo, esta presença assume especial significado, ao ver um deputado eleito pelo círculo e vereador do município assumir responsabilidades de liderança num fórum internacional desta dimensão, reforçando a projeção do Alto Minho e da cidade no contexto político e institucional além-fronteiras.

A participação de Eduardo Teixeira nesta reunião reafirma o seu papel ativo na defesa dos interesses nacionais e regionais em matérias estratégicas, aliando a dimensão local à intervenção política internacional, com impacto direto nos desafios ambientais, económicos e sociais que também afetam o território Vianense.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!