Jornadas Micológicas do Corno de Bico
sáb_29 nov | a partir das 8h30
É já este sábado, 29 de novembro, que se realizam mais umas Jornadas Micológicas do Corno de Bico, integrando um conjunto de atividades com o objetivo de proporcionar aos participantes ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, seguras e ambientalmente corretas.
Tendo por base a Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (EB 2,3/S), cujo secretariado destas XVII Jornadas Micológicas do Corno de Bico abre pelas 8h30, esta edição de 2025 são uma organização do Município em parceria com a Associação Micológica “A Pantorra”, contando com a imprescindível colaboração de professores e alunos envolvidos no programa ECO ESCOLAS.
Assim, logo pela manhã do próximo sábado realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB), para recolha e posterior identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e início do inverno. Esta iniciativa é desenvolvida sob orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica “A Pantorra” e Administradores do Grupo Fungos de Portugal, entre outros.
No decorrer deste percurso os monitores abordarão temáticas fundamentais ao desenvolvimento de atividades micológicas, tais como os fungos e o seu habitat, nutrição dos fungos, comestibilidade vs toxicidade, taxonomia e caracteres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Identificação e inventariação de fungos, oficinas de conservas e saídas de campo
Ao final da manhã, na EB 2,3/S de Paredes de Coura realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”, no qual cada participante apresenta um petisco da sua autoria, não necessariamente baseado em cogumelos. Neste picnic privilegia-se a partilha de experiências gastronómicas.
Durante a tarde realizam-se em simultâneo uma oficina de conservas de cogumelos silvestres, monitorizada por Manuel Pereira e Daniel Robalo, que nos trarão a sua experiência sobre esta temática, nomeadamente as Conservas em Azeite, para um máximo de 30 Inscrições. Paralelamente, os participantes que não pretendam frequentar a oficina proposta poderão usufruir de uma saída de campo complementar ao percurso matinal na Praia Fluvial do Taboão. Ao fim da tarde, realiza-se a já habitual oficina de identificação e exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos monitores convidados.
Para finalizar os trabalhos, contaremos com a presença de Carlos Vila-Viçosa, botânico, investigador do CIBIO/UP, e administrador do Grupo Fungos de Portugal, que nos irá elucidar sobre o programa “FUN DIVE - Monitoring and mapping fungal diversity for nature conservation”, programa que promove a participação de “Cientistas Cidadãos” na inventariação de fungos, na perspetiva da melhoria da identificação e a comunicação inequívoca sobre espécies de fungos, com vista a dar visibilidade à biodiversidade dos fungos e, assim, fortalecer os esforços de conservação na Europa.
As XVII Jornadas Micológicas do Corno de Bico 2025, encerram na EB2/3, S de Paredes de Coura depois de servida a tradicional Ceia Micológica, com algumas propostas gastronómicas baseadas nos cogumelos silvestres.

As Inscrições no número máximo de 60, terão um custo individual de 30€ euros para os participantes com idade igual ou superior a 18 Anos e 15€ euros para jovens com idade igual ou inferior a 18 anos.
Poderá acompanhar as XVII jornadas Micológicas do Corno de Bico 2025 através das redes sociais do Município de Paredes de Coura.
Para esclarecimentos adicionais, por favor contactem Pedro Sousa pelo telefone 927 401 501 ou micologia@paredesdecoura.pt