Entrudo Sopeiro, bailado ‘Pedro e Inês’ e a peça ‘Mudar’
fevereiro em Paredes de Coura
Fevereiro está aí com o já habitual Entrudo Sopeiro, mas também traz a Paredes de Coura o bailado ‘Pedro e Inês’ pela Dança em Diálogos, e o teatro com a peça ‘Mudar’ pela companhia Terra Amarela.
O Entrudo Sopeiro é já um clássico de Coura, com uma noite reconfortante para os nossos estômagos nestas noites frias de inverno, enquanto os mais foliões courenses dão largas à imaginação com o sempre empolgante desfile de grupos espontâneos de mascarados.
Mas o mês de fevereiro também nos traz outras propostas interessantes como a peça ‘Mudar’ pela companhia Terra Amarela. “Mudar” é um espetáculo sobre viagens — por fora e por dentro. Uma aventura feita de perguntas, sons, cores e encontros. Estamos prontos para mudar? Vamos juntos? A partir do livro “Mudar”, de Ana Ventura, constrói-se esta peça que é uma coprodução Terra Amarela, Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, Teatro Viriato e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Será que uma língua pode transformar um corpo? E quantas línguas precisamos para criar um novo lugar?
Ainda antes do Carnaval, a 13 de fevereiro passa pelo Centro Cultural o bailado ‘Pedro e Inês’. Como se entrelaçaram os amores de Pedro e Inês, Infante e Dama, Português e Castelhana? É o que nos propõe esta produção Dança em Diálogos, com interpretação de Diana Faria e Pedro Alves. Somente as mais tocantes histórias de amor são as que terminam com um capítulo trágico. Um espetáculo onde a dança usa os dois corpos como linguagem que materializa a lenda e a emoção. Um bailado que se veste de música contemporânea como uma pele que intrinsecamente se adapta, mas que também se embala com o som poético da língua portuguesa.
Ao nível do cinema, o cartaz traz-nos o thriller ‘Mata-te, Amor’, a comédia de animação ‘Frankie e os Monstros’, o drama ‘Hamnet’ e romance ‘O Monte dos Vendavais’. Mas não se esgotam aqui as propostas para o mês de fevereiro em Paredes de Coura, que também nos traz o Programa Bebés “Casa da Tia Maria” e o Programa Família “Teatro para todos”, uma oficina pela companhia Balleteatro. Este mês de Carnaval, com o Entrudo Sopeiro na tenda do Largo Hintze Ribeiro, a 16 de fevereiro, é precedido pelo “Domingo Gordo - O Sarronco”, promovido pela Associação de Rubiães.