MENU
Três atletas da DKC de Viana nos campeonatos universitários em representação do IPVC Universidade do Porto e Universidade do Minho
A periclitante natureza do universitário conciliador com o desporto de competição
Por Administrador
Publicado em 28/10/2025 15:06
Desporto
Ernesto Rodrigues

Três atletas da DKC de Viana nos campeonatos universitários em representação do IPVC Universidade do Porto e Universidade do Minho.
A periclitante natureza do universitário conciliador com o desporto de competição

 

Mafalda Rodrigues, pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Duarte Marques pela Universidade do Porto e Bruno Caldas da Universidade do Minho, todos atletas da DKC de Viana foram disputar os campeonatos Nacionais Universitários de Regatas em Linha em k1 e k2. 

 

O transporte dos atletas e embarcações para a pista nacional esteve a cargo da DKC, e as embarcações e pagaias (as que não são próprias), são disponibilizadas por este clube vianense aos seus atletas universitários. 

 

A atleta de canoagem da DKC pioneira nestas lides foi Rafaela Araújo, pela Escola Superior de Desporto e Lazer (IPVC) em Melgaço há algumas épocas atrás, em k1. 

 

A difícil conciliação em Portugal dos estudos universitários com a competição e sobretudo com o alto rendimento, torna o percurso desportivos dos atletas difícil e complica também a vida aos clubes.

 

Veja-se o caso de uma atleta da DKC de Viana, atleta de alto rendimento à duas épocas atrás e com boa classificação no Campeonato da Europa, que em virtude de estar a frequentar o curso de medicina na Universidade do Porto não possui condições de conciliação e suspendeu a prática desportiva.  

 

Ou seja, uma parte importante dos atletas da DKC de Viana que estão a frequentar a modalidade reduziram a participação nos treinos e nas competições. Depois voltam, mas o rendimento já não será o mesmo.

 

É uma condição de ser atleta em Portugal, sobretudo de alto rendimento que tem, apesar de tudo algumas e honrosas exceções tal como primeira atleta de seleção nacional da DKC de Viana, Marta Pinto, que conciliava o curso de medicina com o alto rendimento e a seleção nacional. 

 

Não obstante a DKC de Viana incentiva e valoriza enormemente o percurso académico dos seus atletas, muitos deles brilhantes, com antigos atletas com atuais carreiras profissionais excecionais e até já com docentes universitários. 

 

Não sem propor a quem de direito uma reflexão séria sobre os horários escolares e a escola a tempo inteiro, pouco condizente com a prática desportiva regular de competição e as condições e incentivos aos percursos académicos versus alto rendimento, que  na nossa presetiva ficam muito aquém do desejável. 

                                                                       Fotos: Ernesto Rodrigues

Comentários
Comentário enviado com sucesso!