MENU
SUNRISE | Politécnico de Viana do Castelo participa em cimeira em Compiègne e reforça aliança internacional
Internacionalização | Durante encontro em França foi distinguido o projeto de um antigo aluno da ESA-IPVC
Por Administrador
Publicado em 03/10/2025 17:36
Notícia
IPVC

           
                Internacionalização | Durante encontro em França foi distinguido o projeto de um antigo aluno da ESA-IPVC

 

               SUNRISE | Politécnico de Viana do Castelo participa em cimeira em Compiègne e reforça aliança internacional

 

 

Na última semana de setembro, o Politécnico de Viana do Castelo integrou a cimeira internacional da Universidade Europeia SUNRISE, em França.

 

Na última semana de setembro, o Politécnico de Viana do Castelo integrou a cimeira internacional da Universidade Europeia SUNRISE, que reuniu em Compiègne, França, representantes das nove instituições parceiras. No encontro participaram docentes, não docentes e estudantes. A cimeira contou, ainda, com a presença de entidades externas, como a CIM do Alto Minho e a Agência Nacional Erasmus +. Foi também neste encontro que João Monteiro, antigo aluno da Escola Superior Agrária, conquistou o 2.º lugar no LEAP SUNRISE Challenge com o projeto ambiental digital GAIA.


 

Durante três intensos dias de trabalhos na Université de Technologie de Compiègne, a cimeira SUNRISE juntou docentes, não docentes e estudantes em reuniões temáticas, apresentações de projetos de investigação, workshops e momentos de partilha de boas práticas. A iniciativa reforçou o papel das universidades europeias enquanto motores de inovação e cooperação para os territórios.

 

A comitiva do Politécnico de Viana do Castelo foi liderada pela vice-presidente para a Internacionalização, Ana Paula Vale, que sublinhou a importância de articular “a ação local com o impacto global, lado a lado com a comunidade e o tecido empresarial”, destacando o papel estratégico da transferência de conhecimento para o território e a relevância das parcerias internacionais. Atualmente, o Politécnico mantém colaboração com mais de 300 entidades parceiras, distribuídas por mais de 60 países, fortalecendo a sua posição como instituição de ensino superior fortemente internacionalizada.


 

Dando sinal do seu papel enquanto mecanismo de ligação entre o ensino superior, as comunidades locais e a Europa, a comitiva do IPVC contou ainda com a presença de dois elementos externos à instituição: Manoel Batista, presidente da CIM do Alto Minho, que falou das necessidades e das potencialidades da região, e ainda Carla Ruivo, da Agência Nacional Erasmus+, que aproveitou a presença para falar das políticas de boas práticas, os desafios e as estratégias da Agência Nacional.

 

Antigo estudante do Politécnico conquista 2.º lugar europeu com projeto ambiental digital

 

Entre os representes do IPVC na cimeira em Compiègne, esteve João Monteiro, antigo estudante do curso de licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). O jovem de 23 anos, de São João da Madeira, conquistou o 2.º lugar no LEAP SUNRISE Challenge.


 

O desafio internacional juntou estudantes de várias instituições europeias para a criação de programas de aprendizagem inovadores, focados nas transições ambiental, digital e social. O projeto de João Monteiro, denominado GAIA – Global AI for Immersive Awareness, foi desenvolvido no seio de uma equipa multicultural e multidisciplinar, reunindo participantes de várias nacionalidades e áreas de conhecimento.

 

O GAIA propõe a criação de mundos virtuais poluídos, nos quais os estudantes têm de aplicar metodologias de biorremediação para “limpar” os ecossistemas digitais. Através desta experiência imersiva, é possível simular soluções para problemas ambientais reais, promovendo a consciencialização e o desenvolvimento de estratégias sustentáveis alinhadas com as metas da União Europeia. O projeto decorreu ao longo de um semestre, integrando inteligência artificial, gamificação, ciência ambiental e colaboração internacional e demonstrando o impacto transformador da inovação pedagógica aplicada à sustentabilidade.

 

Para João Monteiro, a conquista do segundo lugar numa competição que juntou estudantes de todas as instituições europeias parceiras da SUNRISE representou “uma das melhores experiências” da sua vida académica e pessoal. O jovem que está já a pensar no próximo passo e ingressar num curso de mestrado na área da Gestão, também no IPVC, salientou, ainda, a oportunidade de trabalhar em equipas internacionais, de aplicar os conhecimentos adquiridos na licenciatura em Biotecnologia e de criar soluções com potencial de implementação. Estar entre os três primeiros classificados significa que o projeto será agora aprofundado e trabalhado para futura aplicação, envolvendo docentes e parceiros internacionais.


 

SUNRISE: uma aliança europeia para o futuro

 

A participação do Politécnico de Viana do Castelo nesta cimeira internacional reforça o compromisso assumido no âmbito da SUNRISE, aliança que junta instituições de oito países europeus, apoiada pela Comissão Europeia com um financiamento global de 14,5 milhões de euros.

 

O envolvimento ativo em redes internacionais, a aposta em projetos inovadores e a valorização dos estudantes são, segundo a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, “a prova de que o Politécnico de Viana do Castelo atua em rede, gera impacto global e continua a investir numa política de internacionalização que coloca os estudantes no centro da inovação e da transformação social”.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!