MENU
Ainda há apoios da Segurança Social por pagar este mês
Recorde as datas
Por Administrador
Publicado em 18/09/2025 09:24
Notícia
© Shutterstock

Ainda há apoios da Segurança Social por pagar este mês. Recorde as datas

De acordo com a Segurança Social, há duas datas a anotar ainda este mês: 23 de setembro, que é quando é pago o Rendimento Social de Inserção, e 26 de setembro, data para a qual está agendado o segundo pagamento por desemprego/doença/parentalidade/ação social. 

Omês vai a meio, mas ainda há prestações sociais da Segurança Social por pagar, de acordo com o calendário divulgado no início de setembro. 

Assim, há duas datas a anotar ainda este mês: 

23 de setembro: quando é pago o Rendimento Social de Inserção; 

26 de setembro: data para a qual está agendado o segundo pagamento por desemprego/doença/parentalidade/ação social, bem como o pagamento do Subsídio de Apoio ao Cuidador Informal.

A Segurança Social disponibiliza um simulador de prestações sociais, que permite saber "em poucos minutos" se tem direito a alguma prestação social, lembrou o Governo, através de uma publicação partilhada na rede social Instagram.

"Sabia que pode simular as prestações sociais em poucos minutos? O simulador online ajuda a perceber os apoios a que pode ter direito, de forma simples e rápida", pode ler-se na publicação do Executivo. 

O Governo explica ainda que o "simulador calcula automaticamente os apoios a que pode ter direito, como o abono de família, subsídio de doença, de desemprego ou Rendimento Social de Inserção". 

De acordo com a informação disponibilizada pela Segurança Social, "para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta possível, irá precisar de algumas informações".

"As questões têm como objetivo determinar para que subsídios/prestações poderá estar elegível e todos os dados pedidos são relevantes para determinadas prestações sociais e, por isso, é importante que responda da forma mais correta possível", pode ler-se. 

 

Além disso, deve também ter em conta o seguinte: 

Se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica;

As prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes. Para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular.

De recordar que o excedente da Segurança Social subiu para 3.214,9 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, revelou a síntese de execução orçamental.

Segundo o documento hoje divulgado pela Entidade Orçamental (antiga DGO -- Direção-Geral do Orçamento), o valor acumulado até julho é superior aos 2.712,4 milhões de euros reportados no período homólogo.

No entanto, até junho, o excedente estava em 3.673,9 milhões de euros, pelo que se verificou um recuo face ao mês anterior.

Ao Minuto

Comentários
Comentário enviado com sucesso!