MENU
O mês de setembro pode ser uma altura financeiramente exigente para muitas famílias portuguesas
Por Administrador
Publicado em 15/09/2025 15:02
Notícia
Deco Minho

Deco Minho
Regresso às aulas!

 

O início do mês de setembro pode ser uma altura financeiramente exigente para muitas famílias portuguesas, com novas despesas que surgem com o regresso às aulas, muitas vezes difíceis de suportar. Este desafio ocorre num contexto de rendimentos apertados, prestações de casas elevadas e um custo de vida que não abranda.

 

Contudo, com um bom planeamento e alguma organização, é possível enfrentar este desafio sem desequilibrar o orçamento familiar. A chave para aliviar a pressão financeira reside no planeamento antecipado, que inclui preparar um orçamento mensal com margem específica para estas despesas e criar um pequeno fundo de poupança ao longo do ano.

 

Para auxiliar nesta missão, são destacados seis passos essenciais para um regresso às aulas mais tranquilo e económico:

 

1. Faça uma lista de compras inteligente: Pense no que é mesmo necessário, elabore uma lista detalhada, defina prioridades e evite gastos por impulso.

 

2. Defina quanto pode gastar: Olhe para o seu orçamento familiar e estabeleça um valor máximo para estas despesas, o que ajuda a fazer escolhas mais conscientes.

 

3. Verifique o material escolar que já tem: Reutilizar o que ainda está em bom estado ou trocar com amigos e familiares é uma excelente forma de poupar.

 

4. Recorra a artigos em segunda mão ou em saldos e compare preços e promoções: Não compre por impulso; pesquise e compare preços entre lojas físicas e online para avaliar se os descontos são realmente vantajosos.

 

5. Peça sempre fatura com número de contribuinte: Isto permite deduzir estas despesas em sede de IRS.

 

6. Não se esqueça dos manuais gratuitos: Através da plataforma Mega, os encarregados de educação podem obter vouchers para levantar os manuais sem qualquer custo, uma ajuda preciosa que não deve ser desperdiçada.

 

Em suma, nesta altura do ano, um bom planeamento e uma gestão rigorosa das finanças são essenciais, e com alguma disciplina, é possível começar o ano letivo com o pé direito e sem desequilibrar o orçamento da família.

 

Para mais informações, pode contar com o apoio da Deco Minho através do número de telefone 258 821 083 ou através do endereço eletrónico deco.minho@deco.pt.
Comentários
Comentário enviado com sucesso!