BIG em Guimarães consolida 5ª edição com a pluralidade artística de 94 ilustradores e mais 190 obras expostas, no Prémio Nacional BIG.
Prémio Carreira BIG 2025 será atribuído à artista Cristina Sampaio
A 5ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) traz, este ano, um número expressivo de artistas nacionais e internacionais, com curricula consagrado e nomes da ilustração emergentes. Foram selecionadas 191 obras de 94 ilustradores candidatos ao Prémio Nacional BIG 2025, entre os quais, André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo, Yara Kono, entre outros. Prémio Carreira BIG será atribuído à reconhecida ilustradora, Cristina Sampaio.
A diversidade de perfis e as obras selecionadas na 5ª edição da Bienal de Guimarães, que decorre entre 25 de outubro e 31 de dezembro, reforçam a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas. O corpo artístico presente – 191 obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais – é revelador da dimensão cultural singular da bienal, circunscrita num território que continua a fomentar a divulgação desta forma de arte e de comunicação visual e a focalizar a figura do ilustrador no lugar cimeiro da construção, do questionamento e da leitura crítica das sociedades contemporâneas.
A BIG 2025 terá expostas obras de ilustradores como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo, Yara Kono, destacando trabalhos de universos e linguagens visuais distintos, com uma dimensão que lhes-é comum - a relevância e pertinência criativa assente na criação de diálogo e questionamento com diferentes públicos e contextos.
Também a nova geração de ilustradores nacionais presentes na 5ª edição da BIG, representada por nomes como Ana Biscaia, Ana Ventura, Bernardo Bagulho, Bruno Ferraz, Carolina Celas, Cátia Vidinhas, Fedra Santos, Isabel Baraona, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Laura Coutinho, Maria Remédio, Mariana Rio, Marta Madureira, Marta Nunes, Patrícia Peixoto Duarte, Rachel Caiano, Raquel Costa, Renata Bueno, Rodrigo Canhão, Rui Vitorino Santos, Sebastião Peixoto, Sofia Murteira, entre outros, confirma a vitalidade e originalidade da ilustração nacional.
São sete os prémios, num total de 8.500 euros, a atribuir no Prémio Nacional BIG 2025. Este galardão é dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.
Serão ainda atribuídos o Grande Prémio BIG no valor de 5.000 euros; Prémio BIG Revelação no valor de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada. Os trabalhos estarão expostos no Palácio Vila Flor (CCVF).
Prémio Carreira BIG 2025 atribuído a Cristina Sampaio
Sugerido pela direção artística e pela Câmara Municipal de Guimarães, este ano, a BIG atribuiu o Prémio Carreira a Cristina Sampaio, ilustradora reconhecida pela grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração.
A ilustradora iniciou a sua carreira profissional 1986, com uma obra que se estende por múltiplas linguagens, da ilustração infantil ao cartoonismo, da animação à multimédia, passando também pela cenografia. O seu trabalho ultrapassa fronteiras com colaborações no Público, Expresso, The New York Times, The Boston Globe, Die Presse ou Courrier International. Por diversas vezes, o seu trabalho foi distinguido com galardões de referência como os da Society for News Design, o Prémio Stuart, recebeu distinções no World Press Cartoon e o foi finalista no Prémio Europeu de Cartoon. O Prémio Carreira BIG 2025, no valor de 10 000 euros, será complementado por uma exposição que percorrerá os seus trabalhos mais emblemáticos, patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) de 25 de outubro a 31 de dezembro (mais informações neste link).
Programação Cultural
A BIG 2025 conta com uma vasta programação cultural e iniciativas que arrancam logo no primeiro dia do evento, 25 de outubro, nos principais espaços culturais da cidade de Guimarães.
- Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG): “Cristina Sampaio – A linha clara”, mostra com os trabalhos mais representativos da ilustradora (Prémio Carreira BIG 2025);
- Palácio Vila Flor (CCVF): mostra dedicada aos concorrentes ao Prémio Nacional BIG 2025
- Palacete de São Tiago: exposição de pintura de “Ilda David – Amor de Perdição”
- Sociedade Martins Sarmento: exposição de cartazes de cinema – "Mão de ferro, luva de seda", em parceria com o Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek.
- Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA): exposição “Vai e brinca!” de Madalena Matoso
- Acontecerá ainda o Ciclo de palestras “A Teia da Ilustração” dedicada à ilustração e destinada ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados. Estas palestras têm a curadoria de Tiago Manuel, artista plástico. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia.
Sobre a BIG
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com a organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural, com sede em Guimarães e tem como objetivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
Esta iniciativa conta com a Direção Artística do artista plástico Tiago Manuel e Rui Bandeira Ramos a Direção Técnica.