Paredes de Coura ‘Mundo a Dançar’
Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia | esta segunda-feira 4 agosto pelas 22h00 no Largo Hintze Ribeiro
Por Administrador
Publicado em 04/08/2025 10:05
Regional
Município de Paredes de Coura


Paredes de Coura ‘Mundo a Dançar’

Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia

seg_4 ago_22h00 | Largo Hintze Ribeiro

 

Vêm da Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Filipinas, Geórgia, Turquia e Ucrânia e trazem, mais uma vez, algumas das mais bonitas danças, coreografias e trajes às nossas Festas do Concelho. É o ‘Mundo a Dançar’ e esta segunda-feira, a partir das 22h00, no Largo Hintze Ribeiro, abrem as Festas do Concelho de Paredes de Coura que se prolongam até 10 de agosto, com um sem número de iniciativas para bem receber quem nos visita e proporcionar bons momentos a todos os courenses.

O Ballet Huayra Muyoj, como embaixadores das bonitas danças do país das pampas, não só levam o nome da Argentina em digressão pelos mais diversos cantos do mundo, como também já foi recebido pelo João Paulo II e até foram escolhidos para filmar em Paris para a Antenne 2, hoje France 3. Já os Tissés Serrés, que surgiram da fusão de Les Pieds Légers e Les Bons Diables, continuam a transmitir a sua paixão pela cultura e as danças tradicionais do Quebeque, onde a maioria da população desta região canadiana fala francês.



Por sua vez, o Ballet Folclórico Municipal de Rancagua privilegia com uma forma estilizada as criações cénicas e musicais de alguns dos costumes e tradições do Chile. Enquanto a Asociación Universitaria de Danza el Candil traz quarenta elementos da Universidade Autónoma de Madrid que compõem a rondalla (guitarras, alaúdes, bandurrias, percussão e voz) e o grupo de dança, recuperando algumas das coreografias quase esquecidas no país.

O Culture Philippines of Ontario tem por objetivo preservar a herança cultural filipina, proporcionando aulas de música, dança e artes performativas a crianças no Canadá e partilhando-as com a comunidade. Também o National Honored Song and Dance Ensemble i Georgian Folcklore I Tsmu tem por propósito levar a todos os cantos a antiga música e dança folclórica da Geórgia.

 

Carminho e João Pedro Pais

Quanto ao Nart Ensemble, procura preservar e transmitir a herança cultural do povo circassiano por meio da arte da dança, apresentando as danças tradicionais dos povos adiguês, abkhaz, ossétio e checheno do Cáucaso do Norte. Também o Folk Dance Ensemble Volynianka, oriundo de Lutsk, incluiu no seu repertório as vistosas danças e composições criadas com base no folclore local de Volyn e Polesia. 

Ingredientes mais que apelativos para a abertura das nossas Festas do Concelho, que até ao próximo domingo também traz o concerto de João Pedro Pais, a Noite de Fado com Carminho, Cortejo Etnográfico, Festival de Folclore, Festa do Emigrante e a Descida do Emigrante em carrinhos de rolamentos, entre muitas outras iniciativas para receber quem nos visita e também os muitos courenses da diáspora que por estes dias regressam à terra que os viu nascer.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!