A semente do Olas Pro Europe foi lançada em Viana do Castelo
O Encontro Final do “Semillero Olas Pro Tour 2024”, um dos principais circuitos de surf júnior da América Latina, estreou-se em Portugal de 9 a 18 de outubro. O arranque foi em Viana do Castelo com um programa potenciador do desenvolvimento global dos atletas: com treino, competição, cultura, experiências turísticas e sustentabilidade. Segundo Martin Passeri, ex-campeão argentino e treinador internacional de surf, os atletas tiveram um ótimo programa focado em consciencializar para uma rotina de treino, que beneficiou das excelentes valências do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, e também focado num campeonato, que registou altas ondas. Este evento marcou uma nova etapa no desenvolvimento do surf júnior mundial.
O Arranque desta edição portuguesa do circuito “Semillero Olas Pro Tour” da World Surf Cities Network (WSCN) e a primeira fora da América Latina, organizada também em colaboração com o Surf Clube de Viana (SCV), teve o CAR Surf de Viana, onde se respira surf 24 horas por dia, por centro logístico. Viana do Castelo, de 9 a 14 de outubro, contou com a presença dos vencedores do circuito “Semillero Olas Pro Tour 2024” nas categorias Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18, tanto masculinos como femininos.
Em Viana do Castelo, os 80 atletas participantes, oriundos de nove países, tiveram oportunidade de viver um programa recheado de surf, com dois dias de training camp, com o famoso treinador argentino Martin Passeri, com workshops sobre surf, com o icónico treinador Martin Dunn, e sobre resgate e como evitar situações de risco no surf, com Joel de Oliveira, do Surfing Medicine International, e ainda dois dias de competição, onde puderam colocar em prática o que treinaram nos dias anteriores, mostrar o seu valor em ondas vianenses, competir com novos adversários e, em simultâneo, vivenciar experiências de camaradagem.
O programa vianense foi preparado para potenciar o desenvolvimento global dos atletas, seguindo a matriz da WSCN. Além do treino e da competição, foram acolhidos com cultura vianense. Fizeram visitas culturais e turísticas a pontos-chave de Viana do Castelo e ainda viveram um arraial minhoto na Quinta de Santoinho. Também a sustentabilidade, que é marca do SCV, esteve em destaque no dia a dia dos participantes e numa ação de limpeza de praia. Foi um vasto programa de integração, pensado para os atletas, pais e treinadores.
Inclusão também integrou esta iniciativa. Em conjunto com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão de Viana do Castelo, foi organizada uma categoria de Para Surfing. Ainda foi organizada uma categoria Master, possibilitando às referências mundiais presentes, agora como treinadores e organizadores do Olas Pro, também competirem.
Viana do Castelo: cidade-chave para o desenvolvimento global do surf
Roberto Mezza, diretor do circuito Olas Pro, José Paulo Ferreira, presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, Felipe Rodriguez, representante da WSCN, e Martin Passeri foram unânimes em considerar que este evento em Viana do Castelo foi muito positivo, tendo contado para isso com as fantásticas valências do CAR Surf de Viana, com as consistentes ondas vianenses, com a competência técnica do SCV e com o apoio do Município de Viana do Castelo que criaram um programa excelente para o desenvolvimento integral dos atletas.
Segundo Roberto Mezza, em Viana do Castelo foi lançada a semente que, a curto prazo, espera que se traduza não só num intercâmbio de atletas portugueses, espanhóis e franceses no Perú mas também na possibilidade de ser criado um circuito Olas Pro Europe e com início em Portugal.
José Paulo Ferreira, o primeiro a criar um centro de treino na América do Sul, entende que, em resultado das ótimas condições que encontrou no CAR Surf de Viana e do bom trabalho que desenvolve, em breve, surgirão grandes nomes do surf “made in” CAR Surf de Viana.
Martin Passeri defende que “para os atletas foi uma experiência inesquecível, pois beneficiaram de um programa focado em consciencializar para uma rotina de treino, que foi sendo ajustada e melhorada com a ajuda de vídeo-análise e com o apoio de Martin Duun, e ainda um campeonato, que serviu, sobretudo, para colocar em prática o que treinaram.”
Segundo Martin Passeri, o CAR Surf de Viana, graças às suas excelentes instalações e equipamentos, potencia o desenvolvimento do surf no geral, não apenas o de alto rendimento mas também para surfistas e treinadores de outros níveis.
O evento foi encerrado com uma emocionante cerimónia de entrega de prémios, precedida pela performance plástica sonora “Ondulasom”, de João Ricardo Oliveira. Na entrega de prémios de Para Surfing, foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Asdrubal Sotomaior, amigo, sócio e ex-diretor do SCV, recentemente falecido.
Partindo de Viana do Castelo, o Encontro Final do “Semillero Pro Tour 2024” fez uma breve passagem pela Nazaré e cumpriu, até 18 de outubro, o programa na Ericeira, a primeira Reserva Mundial de Surf na Europa.
ALOHA
RESULTADOS FINAIS
Surf Sub 12 Fem
1.ª Emma Marsano − Perú
2.ª Colomba Almuna − Chile
3.ª Josefa Melus − Chile
4.ª Leonor Vasconcelos − Portugal
Surf Sub 12
1.º Guilherme Goulart − Brasil
2.º Grisha Leushkin − Portugal
3.º Jet Abate − Nicarágua
4.º Pedro de Brito − Portugal
Surf Sub 14 Fem
1.ª Júlia Stefani − Brasil
2.ª Maeva Guastalla − Brasil
3.ª Paula Stefani − Brasil
4.ª Eduarda Stefani − Brasil
Surf Sub 14
1.º Vini Palma − Brasil
2.º Teo Garcia − Espanha
3.º Nicolas Oliveira − Brasil
4.º Martinho Barros − Portugal
Surf Sub 18 Fem
1.ª Victoria Larreta − Argentina
2.ª Brianna Burns − Perú
3.ª Miriam Julião − Portugal
4.ª Núria Maganinho − Portugal
Surf Sub 18
1.º Thiago Pezzati − Argentina
2.º Alejandro Bernales − Perú
3.º Gabriel Leitão − Portugal
4.º Samuel Cerne − Portugal
Master
1.º Martin Passeri − Argentina
2.º Felipe Rodríguez − Equador
3.º José Paulo − Brasil
4.º Roberto Mezza − Perú
5.º João Zamith − Portugal
Para Surfing
1.º João Fernandes
2.º Sebastião Garcia
3.º José Luís Jesus
4.º João Matos