peça de teatro com testemunhos de mulheres courenses
‘Mãe’ evoca Dia Internacional das Mulheres
sex_8 mar_21h30 - Centro Cultural
O Dia Internacional das Mulheres é já esta sexta-feira, 8 de março, e Paredes de Coura evoca esta data oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas com a peça de teatro ‘Mãe’, pela companhia Mochos no Telhado, no Centro Cultural, pelas 21h30.
Assinada pela dramaturga Sofia Moura, ‘Mãe’ conta com os testemunhos de mulheres courenses e de outras geografias envolvidas nesta coprodução (Teatro Viriato, 23 Milhas, Teatro Diogo Bernardes, Cine-teatro João Verde, Centro Cultural de Paredes de Coura, Teatro Ribeiro Conceição e Centro Cultural de Carregal do Sal), mas acima de tudo… “esse invisível que sustenta o mundo”.
SINOPSE
Abrimos a palavra Mãe para ver o que tem dentro. Que mães habitam este mundo global e acelerado? Como expressar o constante confronto entre o amor e o sacrifício, entre a mãe que se é e a mãe que se quer ser ou que querem que seja? Ser mãe é mesmo a melhor coisa do mundo? Este é um trabalho que se debruça sobre o processo de contínua transformação, transição e descoberta que é o ‘maternar’.
A dramaturgia nasce de um processo de entrevistas a mulheres de diferentes países, culturas, idades e vivências, na sua relação com a maternidade, complementada por um estudo de referências que passam pelo poema, pelo texto afetivo e literário.
Ficha Artística:
Criação e Interpretação: Ana Vargas, Joana Gomes Martins e Sofia Moura
Apoio à Criação: Joana Pupo e Pepa Macua
Dramaturgia*: Sofia Moura
Apoio à Dramaturgia: Lígia Soares
Cenografia e Figurinos: Inês de Carvalho
Desenho de Luz: Mafalda Oliveira
Música: Ana Bento Apoio
Técnico de Luz: Sara Nogueira
Construção de Cenografia: FP Solutions Lda
Confeção de Figurinos: Modista Lurdes
Design, Fotografia e Vídeo: Luís Belo
Direção Executiva: Dennis Xavier
Produção Executiva: Clara Spormann e Rui Macário Ribeiro
Produção: Mochos no Telhado– Estrutura com Direção Artística de Dennis Xavier e Sofia Moura
Apoio: República Portuguesa– Ministério da Cultura | DGARTES– Direção-Geral das Artes
Coprodução: Teatro Viriato, 23 Milhas, Teatro Diogo Bernardes, Cine-teatro João Verde, Centro Cultural de Paredes de Coura, Teatro Ribeiro Conceição e Centro Cultural de Carregal do Sal
Parceiro: Município de Viseu
*Combreves excertos de textos de Susana Moreira Marques, Maria do Rosário Pedreira, Sylvia Plath, Máximo Gorki, Ingmar Bergman, Hélène Delforge e Clarissa Pinkola Estés.
Agradecimentos: Umbigo Consciente- Enfermeira Filó, Iara Lugatte, Júlia Carvalho
Um agradecimento especial a todas as mulheres que partilharam connosco os seus testemunhos: Alexandrina Dantas, Ana Pinto, Ana Seia de Matos, Analia Romero, Andreia Dias, Anja Spormann, Anne Sophie Rafeiro, Cândida Rocha, Carolina Ferreira, Catarina Grangeia, Catarina Mano, Cátia Sousa, Cecília Ferreira, Daniela Santo, Dorisa Rebelo, Élia Cavaz, Emília Martins, Érica Villas, Fernanda Martins, Filipa Veiga, Florbela Soeiro, Graça Magalhães, Jenevieve Phillipson, Joana Rodrigues, Júlia Cavaz, Lídia Oliveira, Liliana Macário, Magda Viegas, Maria Cascais, Maria Celeste, Maria Inês Santos, Marta Espírito Santo, Megan Hanley, Mirele Alexandre, Nayola Freitas, Noémia Ribau, Olinda Rafeiro, Paula Carvalho, Paula Santos, Rafaela Figueiredo, Rita Rodrigues, Rosa Tavares, Rosana Baena, Salomé Miguel, Sandra Leal, Sandra Silva, Sofia Mendonça, Sónia Barbosa, Susana Sousa, Tânia Afonso
Mochos no Telhado
A Mochos no Telhado é uma estrutura artística, fundada e dirigida por Dennis Xavier e Sofia Moura, em 2019. Dedica-se à investigação, criação e programação no domínio das artes performativas, o que deriva da vontade de iniciar um caminho próprio, com uma identidade pronunciada, modelada, por um lado, por apelos e inquietações próprias e, por outro, pelo cruzamento com diferentes artistas convidados a integrar as suas criações.
A Mochos no Telhado conta com um percurso denotado com ações e iniciativas de Intervenção Educativa e no amplo espectro das Ações Estratégicas de Mediação, sendo que ao nível das criações próprias se podem destacar "Kamarád" (2021), “A História das Coisas" (2023) e, mais recentemente, "Mãe" (2024). É igualmente responsável pela organização do Festival-No Fio da Palavra, que terá a sua 4ª Edição em 2024.
‘Os Inseparáveis’
O fim de semana em Paredes de Coura também contempla o cinema de animação com ‘Os Inseparáveis’, dirigido por Jérémie Degruson, com projeções no Centro Cultural, sábado e domingo, pelas 15h00 e 21h30.
Há um pequeno teatro onde, assim que as cortinas se fecham, as marionetas ganham vida. Ali, estas personagens têm as suas quezílias, os seus próprios sonhos e até projetos para o futuro. Farto de representar os clássicos sem nunca sentir a verdadeira adrenalina, Don, uma marioneta inspirada em Don Quixote, decide deixar o teatro, viver aventuras reais e perseguir os seus próprios moinhos de vento. É assim que o seu caminho se cruza com o de DJ Doggy Dog, um cão de peluche recentemente abandonado, que também tem muitas metas por cumprir. Os dois tornam-se amigos inseparáveis, descobrindo a alegria de viver apaixonadamente o dia-a-dia na frenética cidade de Nova Iorque, onde pretendem combater o crime e socorrer todos os que se encontrarem em perigo.
Título original: The Inseparables
Género: Animação
Realização: Jérémie Degruson
Atores: Danny Fehsenfeld (Voz) , Olivier Paris (Voz) , Monica Young (Voz) , Art Brown (Voz)
Duração (minutos): 90
Classificação: 06 anos