Belga radicada em Portugal desde 2011 já faz exposições após descobrir gosto pela cerâmica na Academia Sénior do IPVC
12/10/2023 16:46 em NOTICIA

Belga radicada em Portugal desde 2011 tem participado em várias exposições após ter descoberto paixão pelo barro no IPVC

 

    Já faz exposições após descobrir gosto pela cerâmica na Academia Sénior do IPVC

 

Claire Maca frequentou a Academia Sénior do IPVC em 2018 e, desde lá, tem participado em várias exposições e trabalhado de perto com o artista plástica, João Carqueijeiro. Em outubro, viaja até Oeiras para participar no Oeiras Ceramic Art 2023.

 

Sempre gostou de artes, mas a verdade é que nunca havia experimentado entrar verdadeiramente nesse mundo. Não tinha surgido a ocasião. Claire Maca, de nacionalidade belga, mas a residir em Esposende de 2011, conheceu, e experimentou, a cerâmica ao frequentar a Academia Sénior do Politécnico de Viana do Castelo.

 

Começou em 2018 e, desde então, a maior parte do seu tempo é dedicada à cerâmica, em “trabalhos suportados por simbolismo e alegorias na resposta a questões sociais, que despertam a sua consciência, nomeadamente as injustiças e a violência, em especial aquelas infligidas às mulheres”, descreve.

 

A próxima exposição será em Oeiras, na Oeiras Ceramic Art 2023, que decorre esta sexta-feira e sábado.

 

Hoje, quando está a trabalhar o barro, Claire Maca “perde a noção do tempo” e agradece ao Politécnico de Viana do Castelo a possibilidade de experimentar o trabalho no barro, uma das suas “paixões”, confessa.

 

Formada em Arquitetura de Interiores, esta artista de 70 anos prova que nunca é tarde para descobrir novos propósitos. Após a aposentação, mudou-se para Portugal, país com o qual tem ligação há décadas, e foi no Politécnico de Viana do Castelo que Claire Maca encontrou novos objetivos e metas para continuar a criar diariamente.

 

Claire Maca trabalha para joalharias e lojas de roupa, desenvolvendo, em barro, peças que serão, depois, replicadas em joias ou vestuário. Fez já vários workshops com o artista João Carqueijeiro e, desde 2019, participa num projeto de desenvolvimento belga destinado a ceramistas locais e centrado no desenvolvimento de um novo design de produtos cerâmicos destinados ao turismo.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!