Paredes de Coura | Mão Verde
Notícia
Publicado em 01/03/2023

 

Mão Verde

sex | 3 mar | 21h30 | CENTRO CULTURAL

A Mão Verde, que inclui Capicua (voz), Pedro Geraldes (baixo), Francisca Cortesão (guitarra e voz) e António Serginho (percussões e teclado), convida verdes e maduros para um espetáculo dançável e participado, esta sexta-feira, 3 de março, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

E não é para menos. Temas como "A Barriga da Mãe",  uma canção-poema que fala sobre o mágico habitat da gestação e sobre o seu poder de acolhimento - o útero, o ovo, o colo, celebrados em palavras, muito doces, traduzindo em infância a complexidade do ato de ‘maternar’, ou até "Dodó e a Arca de Já-Não-É", que fala sobre a longa lista de animais em vias de extinção e evoca a figura do Dodó (a simpática ave extinta por mão humana no século XVII e que se tornou o símbolo dos animais em perigo), são algumas das canções que prometem contagiar quantos se desloquem ao Centro Cultural para ouvir a Mão Verde.

Mas também há "A Marcha da Greta", uma marchinha lisboeta sobre a Marcha do Clima ou uma canção-homenagem a Greta Thunberg pela sua coragem e exemplo, onde até um ukelele faz de conta que é guitarra portuguesa, tudo isto do rico repertório da Mão Verde, cujo mais recente disco-livro foi selecionado para a lista dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Depois de alguns anos em dupla (com Capicua e Pedro Geraldes), a Mão Verde tornou-se um quarteto. Francisca Cortesão e António Serginho, acrescentam instrumentos e voz e, agora em banda, as canções antigas desdobraram-se em novas possibilidades e a criação de um novo disco, vê duplicar o repertório. Agora, em palco, são quatro gomos da mesma laranja, com guitarra, baixo, bateria, teclados, percussão e vozes, num espetáculo que se quer ainda mais dançável e participado. Com um novo disco para apresentar, uma nova cenografia e um novo fôlego, a Mão Verde convida verdes e maduros a dançar como se ninguém estivesse a ver, enquanto aprendem mais sobre as ervas, as borboletas, a fruta da época e tudo o que tem a ver com a natureza.


FICHA TÉCNICA CONCERTO
Capicua – voz
Pedro Geraldes – baixo
Francisca Cortesão – guitarra e voz
António Serginho – percussões e teclado
Eduardo Maltez – som de frente
Virginia Esteves – luz
Emanuel Rocha – roadie
Mário Castro – road manager
Radar dos Sons – agenciamento

Maiores de 06 anos

Centro Cultural de Paredes de Coura
Dia 03 de março - 21h30
Bilhetes à venda na plataforma BOL em https://mparedescoura.bol.pt/ e no Centro Cultural de Paredes de Coura
Valor: 5€ (Bilhete pago a partir dos 3 anos inclusive)

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos
Não é permitida a entrada na sala após o início do espetáculo

 

 

 

 

9ª Feira de Troca de Sementes

Este sábado, 4 de março, o Museu Regional de Paredes de Coura volta a acolher a Feira de Troca de Sementes, que tem por propósito consciencializar os mais jovens acerca da importância da preservação da biodiversidade e do nosso património genético para as presentes e futuras gerações.

Este encontro / convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais, e que ativamente contribuem para a sua preservação face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas, tem a parceria do Município e do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, contemplando um passeio de observação de plantas silvestres pela paisagem concelhia e ainda a troca de sementes raras e autóctones que têm vindo a ser passadas de geração em geração ao longo do tempo.

 

Programa:

9h30 Caminhos Espontâneos com Rita Roquette - Bloom Sativum
Caminhada por Paredes de Coura para observação da flora espontânea
Ponto de Encontro: Câmara Municipal
11h30 Apresentação do projeto "Sementes para o Futuro", com Joana Soto - Associação Quinta das Águias
Local: Museu Regional
12h30h Almoço livre nos restaurantes locais
14h30h Troca de Sementes
Convívio e trocas de sementes raras, autóctones, naturais, entre todos os participantes
Local: Museu Regional
17h00h Showcooking ‘Da Semente Ao Petisco’, com Letícia Barros (Orelha d'Elefante)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!