Ler Cinema com CAPICUA
qui | 2 mar | 21h30 | CENTRO CULTURAL
Capicua, a assumida rapper militante, é a convidada da edição desta quinta-feira, 2 de março, do Ler Cinema, que traz ao Centro Cultural de Paredes de Coura a curta ‘O teu nome é’, de Paulo Patrício, bem como o documentário "O Sal da Terra”, de Wim Wenders, com o olhar único do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
A presença de Capicua nesta sessão de Ler Cinema insere-se na linha editorial deste formato com curadoria de Paulo Pinto, que procura trazer a Paredes de Coura conhecidos nomes da música, literatura, artes plásticas, política e cultura para falar sobre os filmes que os marcaram.
Assim, este encontro mensal com a presença do cinema e da palavra, contará com a projeção de ‘O teu nome é’ e "O Sal da Terra” e a enriquecedora leitura de Capicua, que também nos tem habituado a um olhar único e criterioso sobre o mundo que nos rodeia.
"O Teu Nome É”
Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspetivas e dimensões da condição humana.
Director: Paulo Patrício
Producer: Serge Kestemont, LUNA BLUE FILM
Producer: Thierry Zamparutti, AMBIANCES ASBL
Producer: Vanessa Ventura, Nuno Amorim, Animais AVPL
Script: Paulo Patrício
Photography: Paulo Patrício
Editing: Paulo Patrício, Milton Pacheco
Sound: Laurent Martin, Duarte Ferreira
Animation: Daniela Duarte, Manuel Sacadura, Sofia Cavalheiro, Patrícia Figueiredo, Nayden Nikolov, Nils Delot, Jacinthe Folon, William Libioulle
Animation Technique: Computer animation 2D
Portugal, 2021, ANI, , Colour/B&W, 24'
"O Sal da Terra”
O brasileiro Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos mais respeitados no mundo. Em 2004, quando se encaminhava para os 70 anos e depois de uma pausa na fotografia, lançou-se numa empreitada de dimensões homéricas que consistia em captar lugares e homens que representassem o que de mais prístino se pode contemplar hoje. O resultado dessa longa viagem, fruto de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por todos os continentes, é "Génesis", uma exposição que inclui mais de duas centenas de fotografias e está organizada em cinco secções: "Sul do Planeta", "África", "Santuários", "Terras a Norte" e "Amazónia e Pantanal". Com este documentário, realizado pelo cineasta Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião), o espectador fica finalmente a conhecer o homem por detrás da câmara, a maneira como encara a existência e de que forma o seu trabalho teve impacto no modo como olha a Humanidade, a natureza ou a si próprio.
uma produção Decia Films
em co-produção com Amazonas Images, Fondazione Solares delle Arti
com o apoio de La région Île-de-France, Les Amis de la Maison Européenne de la Photographie
produzido por David Rosier
co-produtores Lélia Wanick Salgado, Andrea Gambetta
produtor executivo Wim Wenders
escrito e realizado por Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders, David Rosier
música original Laurent Petitgand
director de fotografia Hugo Barbier, Juliano Ribeiro Salgado
montagem Maxine Goedicke, Rob Myers
som Regis Muller, Aymeric Devoldère, Jean Paul Hurier
FRANÇA/BRASIL/ITÁLIA - 2014 - 110' - cor /p&b
M/12
Dia 02 de março. 21h30. Centro Cultural de Paredes de Coura
Entrada: 3,5€