PAT.Tech, o novo modelo de transferência de conhecimento do Politécnico de Viana do Castelo para as empresas
Notícia
Publicado em 28/12/2022

Projeto pretende tornar mais próxima a colaboração entre academia e mundo empresarial 

 

 

PAT.Tech, o novo modelo de transferência de conhecimento do Politécnico de Viana do Castelo para as empresas 

 

 

Tornar mais eficiente e eficaz a transferência de conhecimento e investigação entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e os setores empresarial, económico e social está na base do surgimento do PAT.Tech, projeto que irá ser apresentado a 11 de janeiro. 

 

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresenta, a 11 de janeiro, o PAT.Tech, um novo paradigma de gestão de tecnologia e transferência de conhecimento e investigação aplicada entre o IPVC e as empresas. 

 

“Potenciar, Aproximar e Transferir Tecnologia e Conhecimento Científico” entre a academia e o tecido económico e social, é esta a premissa que fundamenta o surgimento do PAT.Tech, projeto que nasce de uma colaboração entre o Politécnico de Viana do Castelo e o CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial, recentemente reconhecido pelo Ministério da Economia como Centro de Tecnologia e Inovação. 

 

A sessão de apresentação, que irá decorrer a partir das 14h30, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, conta com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do diretor-geral do CiTin, Sérgio Ivan Lopes, e do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. 

 

Depois da sessão de abertura, o pró-presidente do IPVC para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia, Luís Paulo Rodrigues, fará a apresentação do novo modelo de gestão de tecnologia e transferência de conhecimento do Politécnico de Viana do Castelo. 

 

Coordenadora do B.ACIS – Centro de Inovação em Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Marta Catarino irá apresentar experiências na transferência de conhecimento e tecnologia: práticas, desafios e impacto. Maturidade da inovação nas empresas na era digital será a temática abordada por Miguel Taborda, da Deloitte. A encerrar, a presidente da ANI – Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça, falará sobre oportunidades de financiamento para I&D+i. 

 

Além de apresentar o novo modelo do Politécnico de Viana do Castelo para a gestão de tecnologia e transferência de conhecimento, a sessão marcada para 11 de janeiro pretende promover uma reflexão com especialistas nacionais sobre os desafios e oportunidades associados à transferência de conhecimento científico, desenvolvido em contexto académico para o tecido económico e social. Simultaneamente, pretende-se sensibilizar investigadores, docentes, técnicos e alunos para o desenvolvimento de projetos com potencial de valorização económica e demonstrar um novo posicionamento do IPVC na gestão e interlocução com as empresas e outras entidades externas. 

 

Esta nova abordagem de atuação está integrada num ecossistema mais amplo e que engloba um conjunto de estruturas já existentes na região e às quais o Politécnico de Viana do Castelo está associado. Aqui encontra-se o CiTin, mas também a INCUBO – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadores e o DataColab – Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados.  

 

 

Comentários