Antigo docente lecionou duas décadas na Escola Superior de Educação do IPVC
David F. Rodrigues apresenta dois livros na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo
“o rito do pão” e “o que é feito de nós” serão apresentados esta tarde (15h), na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC. Trata-se de reedições de obras literárias escritas na década de 80 do século passado, no entanto, o autor garante muitas novidades em ambos os livros.
“o rito do pão” e “o que é feito de nós” são os títulos dos livros do antigo professor da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), David F. Rodrigues, que vão ser apresentados esta tarde. Trata-se de uma nova edição destas duas obras literárias, datadas, na sua primeira publicação, dos anos 80 do século passado. Os livros serão apresentados na Biblioteca Professor Luís Mourão, na ESE-IPVC, às 15h, com apresentação de Daniel Tavares e Hélder Carvalho e moderação por Lúcia Barros.
David F. Rodrigues desafia os leitores a desfrutarem destes dois “novos livros” e conta que as obras têm muitas diferenças em relação às primeiras versões: “Quem ler os livros, vai encontrar muitas mudanças. Acabo por completo com a pontuação, para dar total liberdade ao leitor, porque cada leitor deve criar a sua própria leitura. E acabo também com as maiúsculas, dando unidade técnica aos poemas”.
“o rito do pão” conta com cinco novos poemas e foi “completamente rescrito e reorganizado”. Não fazia sentido, defende o antigo docente, que passados 30/40 anos desde a primeira edição, se voltasse a escrever exatamente da mesma forma e a mesma coisa. Lançado a convite da editora da Associação dos Jornalistas e Homens das Letras do Porto, “o rito do pão” enaltece as formas mais tradicionais de produção alimentar, numa espécie de documento histórico.
David F. Rodrigues escreve sobre “sabores, cheiros e locais”
A primeira parte de “o rito do pão” conta com poemas do autor e a segunda com críticas literárias feitas à obra ao longo dos tempos. “O mais evidente destes poemas, por um lado, é a evasão do mundo citadino-industrial pelo regresso da recomposição das formas primeiras da criação alimentar. E por outro lado, não sendo propriamente poemas de memória, mas sim de sabores, de cheiros, de locais onde a cultura se desenvolve”, lê-se numa das referências feitas ao livro.
Se em “o rito do pão” facilmente se percebe que o tema central dos poemas é o pão, a que se junta o vinho, em “o que é feito de nós”, as ligações assumem papel de relevo. “O livro andar à volta das relações que criamos ao longo da vida. Não é por acaso que é feita referência ao ‘nós’ enquanto pronome pessoal, medida marítima e ligação. É um livro dedicado aos amigos que criei ao longo da vida”, acrescenta David F. Rodrigues.
“o que é feito de nós” conta com 30 poemas, acompanhados, cada um, por uma ilustração do professor Francisco Trabulo, docente na ESE-IPVC, falecido no ano passado. A obra mantém o prefácio original de Mário Cláudio.
A apresentação contará, ainda, com um momento musical no início.
David F. Rodrigues licenciou-se na Faculdade de Filosofia de Braga, tendo tirado mestrado e doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Na Escola Superior de Educação, do Politécnico de Viana do Castelo, lecionou durante duas décadas. Publicou a sua primeira obra ainda no tempo de estudante. Embora se dedique mais à poesia, é autor também de contos, novelas e sátira social.