MENU
Alto Minho acolhe European TREX 2026 dedicado à capacitação no uso do fogo controlado
Iniciativa reúne especialistas e operacionais de noves nacionalidades
Por Administrador
Publicado em 29/01/2026 22:36
Regional
CIM Alto Minho

Alto Minho acolhe European TREX 2026 dedicado à capacitação no uso do fogo controlado

Iniciativa reúne especialistas e operacionais de noves nacionalidades

Após o sucesso das edições anteriores, o European TREX regressa ao Alto Minho a partir de amanhã, dia 30 de janeiro, e até 6 de fevereiro, consolidando a região como referência internacional na capacitação técnica para o uso do fogo controlado na gestão da paisagem e na prevenção de incêndios florestais.

Integrado no projeto europeu FIREPOCTEP+, cofinanciado pelo Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP 2021-2027), o European TREX 2026 - Alto Minho terá lugar no concelho de Paredes de Coura e reunirá técnicos, investigadores e operacionais provenientes de nove nacionalidades, promovendo um intenso intercâmbio de conhecimento e de boas práticas no domínio da proteção civil e da gestão do fogo.

Ao longo de sete dias, o programa combina momentos de formação teórica e prática, incluindo ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de fogo prescrito, bem como visitas técnicas a áreas anteriormente afetadas por incêndios florestais, permitindo analisar os impactos do fogo e a evolução da vegetação no período pós-incêndio. Esta abordagem integrada, assente na experiência no terreno, reforça a aprendizagem aplicada e a partilha de soluções adaptadas aos desafios atuais.

Esta edição do European TREX decorre num contexto particularmente relevante, após o projeto Alto Minho TREX ter sido recentemente distinguido com uma menção honrosa na 3.ª edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Com a realização desta iniciativa, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho reafirma o seu compromisso com a inovação, a cooperação internacional e a capacitação técnica no domínio da prevenção de incêndios florestais, consolidando o Alto Minho como um centro de referência na promoção de práticas sustentáveis de gestão da paisagem e no reforço da preparação de profissionais e comunidades face aos riscos associados aos incêndios.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!