Tuna de Veteranos de Viana do Castelo celebra XXIII Aniversário
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo celebra este sábado dia 17 de janeiro o seu XXIII Aniversário, assinalando mais de duas décadas de música, amizade e dedicação à cultura académica e à cidade de Viana do Castelo, com uma arruada de Reis pelo centro histórico da cidade e um jantar de aniversário.
"Era uma vez uma Tuna de Veteranos composta por antigos universitários que nasceram, vivem, trabalham ou simplesmente amam esta bela cidade" assim nasceu em 2023 este projeto, apadrinhado pelo Dr. Francisco Sampaio e pela Dr.ª Flora Silva, fruto de uma ideia antiga de um grupo de tunos provenientes de várias academias nacionais como a Universidade do Minho, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade Lusíada, Universidade de Coimbra e claro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Ao concluírem os seus percursos académicos e iniciarem a vida ativa, estes antigos estudantes decidiram continuar unidos através daquilo que tinham em comum: a música e o espírito académico.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo apresentou-se publicamente pela primeira vez a 20 de fevereiro de 2004, em Valença do Minho, numa atuação integrada no concerto comemorativo do XVIII Aniversário do Coral Polifónico de São Teotónio, que acolheu calorosamente os Veteranos neste momento inaugural.
Desde então, muitos têm sido os palcos nacionais e internacionais por onde a Tuna passou, levando consigo a alegria, a tradição e o brilho característicos do Alto Minho.
Ao longo deste percurso, vários momentos ficaram gravados na memória coletiva do grupo, com especial destaque para o Hermanamiento com a Tuna Antigua de Navarra, uma das mais prestigiadas tunas de veteranos do mundo, realizado em abril de 2005, bem como para a organização dos Certames de Cuarentunas em Viana do Castelo, nos anos de 2008 e 2012.
Cuarentuna fundadora da Federação Internacional de Cuarentunas é atualmente composta por cerca de quatro dezenas de tunos, mantendo-se ativa e com as portas abertas a todos aqueles que desejem reviver o espírito académico, através da música, do convívio e da amizade.
As comemorações do XXIII Aniversário serão mais uma oportunidade para celebrar o passado, o presente e o futuro desta Tuna, reforçando o seu papel na dinamização cultural da cidade e na preservação das tradições académicas.