Festival de ciência reúne 80 curtas-metragens de 30 países em Braga
O Braga Science Film Fest junta em competição 20 documentários, 20 animações, 20 filmes experimentais e 20 de ficção e permite ver 51 filmes em estreia nacional e quatro em estreia mundial.
A terceira edição do festival internacional de curtas-metragens de ciência de Braga vai decorrer de 22 a 28 de novembro, com acesso online gratuito para 80 películas de 30 países, anunciou esta quarta-feira a Universidade do Minho (UMinho).
Em comunicado, a UMinho refere que o Braga Science Film Fest junta em competição 20 documentários, 20 animações, 20 filmes experimentais e 20 de ficção, escolhidos dentre 1.817 películas candidatas de 109 países.
Além de 51 filmes em estreia nacional, haverá para ver quatro em estreia mundial, designadamente The Last Greenhouse, de Tahmina Yasmine (Alemanha), Alan, de Davide Benvenuti (Singapura), Counter Attack, de Tiernan Williams (Irlanda) e The Warped Side of the Universe, de Paula Froehle (EUA) e com Kip Thorne, o Prémio Nobel da Física por comprovar as ondas gravitacionais e consultor do conhecido filme Interestellar.
O programa propõe ainda, no dia 22, uma conferência do físico e professor britânico Carsten Welsch sobre os bastidores da física de Hollywood, mostrando acrobacias impossíveis, aceleradores de partículas mal desenhados e imprecisões flagrantes de filmes como Iron Man, Terminator e The Flash.
A moderação caberá ao criador do canal de YouTube “Universo Perpendicular”, Fábio Silva.
De tarde, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolherá uma exibição especial com as curtas-metragens em língua portuguesa presentes neste festival, que nesta terceira edição surgem em número recorde — 18.
A mesma biblioteca vai ser ainda palco, a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, de uma sessão especial para escolas, levando o cinema de ciência às novas gerações.
Além do prémio para o melhor filme global e por cada categoria, há também o prémio do público, podendo os cidadãos inscrever-se e votar diariamente na página dedicada ao evento.
Organizado por ex-alunos do mestrado de Comunicação de Ciência da Escola de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, o Braga Science Film Fest é focado na promoção da comunicação de ciência através do cinema, promovendo o diálogo entre ideias e conceitos científicos e narrativas audiovisuais de conteúdo criativo, acessível a diversos públicos.
A inteligência artificial, as alterações climáticas, a exploração do espaço, a saúde mental e a inclusão são alguns dos tópicos cinematográficos abordados.
O festival tem o apoio do município de Braga e o patrocínio da Ciência Viva — Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Agência Lusa