MENU
Tomada de posse do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho para mandato 2025-2029
Por Administrador
Publicado em 11/11/2025 15:47
Regional
CIM Alto Minho

TOMADA DE POSSE DO CONSELHO INTERMUNICIPAL DA CIM ALTO MINHO para mandato 2025-2029

 

Presidente da Câmara Municipal de Monção é o novo presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, eleito por unanimidade

 

Realizou-se ontem, dia 10 de novembro, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, a tomada de posse do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a eleição do respetivo presidente e dos dois vice-presidentes, de entre os dez presidentes dos municípios que integram a sub-região do Alto Minho.

 

Após o ato de instalação, dirigido pelo presidente cessante da Assembleia da Comunidade Intermunicipal, Alberto Luís de Oliveira Vilas, procedeu-se à eleição do presidente e dos vice-presidentes do Conselho Intermunicipal. Foi aprovada, por unanimidade, a única lista apresentada a sufrágio, de composição pluripartidária, refletindo o espírito de cooperação e coesão regional. António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção, foi eleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho. A vice-presidência, será assegurada por Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.


 

O Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho integra ainda os presidentes das câmaras municipais eleitos ou reeleitos nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, nomeadamente Olegário Gonçalves (Arcos de Valdevez), Liliana Silva (Caminha), José Albano Domingues (Melgaço), Tiago Cunha (Paredes de Coura), Augusto Marinho (Ponte da Barca), José Carpinteira (Valença) e Rui Teixeira (Vila Nova de Cerveira).

 

Durante a sessão, António Barbosa sublinhou que este novo ciclo é “um desafio que será enfrentado com vontade e frontalidade”, destacando a importância de continuar o trabalho conjunto em matérias estratégicas para o território. Referiu que a mobilidade, a acessibilidade, a saúde, o emprego e o reforço da dinâmica económica do Alto Minho serão prioridades neste mandato, acrescentando que pretende dar ainda maior visibilidade a este “território de sucesso”, afirmando o seu potencial e a sua coesão.

 

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, ao abrigo da Lei n.º 45/2008, sendo atualmente regida pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que estabelece o estatuto das entidades intermunicipais e o regime de transferência de competências do Estado. São órgãos da Comunidade Intermunicipal a Assembleia Intermunicipal, o Conselho Intermunicipal, o Secretariado Executivo Intermunicipal e o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal.

 

Concluído o ato de investidura do Conselho Intermunicipal, as assembleias municipais dos municípios que integram a CIM Alto Minho encontram-se a desenvolver o processo de eleição dos seus representantes na Assembleia Intermunicipal, prevendo-se que a tomada de posse deste órgão deliberativo e a eleição da respetiva mesa ocorram até ao final do corrente ano, em data a definir.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!