MENU
“Ouve-me como se te tocasse” percorre vários espaços de Coura de sexta a domingo
Por Administrador
Publicado em 22/10/2025 11:16
Paredes de Coura
Município de Paredes de Coura

“Ouve-me como se te tocasse” percorre vários espaços de Coura de sexta a domingo

 

A experiência de partilha entre quem conta uma história e quem ouve é o mote para a peça de teatro “Ouve-me como se te tocasse”, que as Comédias do Minho levam à cena em quatro espaços diferentes do concelho de Paredes de Coura, entre sexta-feira e domingo.

O Xapas Lounge, em Paredes de Coura, recebe a peça pelas 23 horas de sexta-feira, 24 de outubro, enquanto no sábado as apresentações dividem-se pelo Café Portugal, em Castanheira, às 17h00, e Doce Pecado, em Bico, pelas 21h00. A última apresentação de “Ouve-me como se te tocasse” está agendada para a tarde de domingo, 15h00, no Café Antas, em Rubiães.

Em “Ouve-me como se te tocasse” o ator e o espectador encontram-se. De igual para igual. O nível de responsabilidade para que a experiência teatral seja completa depende de todos os intervenientes. O público deixa de existir para dar lugar a cúmplice de uma experiência de partilha entre quem conta uma história e quem ouve.

O objetivo é através do dispositivo cénico, da relação próxima e intimista entre ator e espectador, a escrita do texto a pensar na criação de empatia, conseguir devolver ao público em geral a vontade e responsabilidade da apropriação de um objeto artístico que, em última instância só existe porque o público o faz existir. Neste projeto o principal objetivo é refletir sobre a distância que se sente entre o teatro contemporâneo e o espectador e repensar este casamento que é feito a duas partes.

 

FICHA ARTÍSTICA

Textos Eduardo Brito

Criação e concepção plástica Diana Sá

Cenografia Patrick Hubmann

Direção Técnica João de Guimarães

Interpretação Cheila PereiraDiana SáGonçalo FonsecaLuís Filipe SilvaSara CostaIsabel Cunha (Paredes de Coura)Andreia Gomes (Valença), Celine Nascimento (Monção)Sónia Almeida (Vila Nova de Cerveira)Juliana Pires (Melgaço)

Comédias do Minho e Diana Sá

 

Uma imagem com vestuário, mobília, pessoa, interior

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

 

"Viagem a Lisboa" e ‘Auto das Anfitriãs’

Ainda esta sexta-feira, mas mais cedo, pelas 21h30, o Centro Cultural assiste ao regresso a Coura do ator João Pedro Vaz, que foi diretor artístico das Comédias do Minho e recentemente foi distinguido com o Globo de Ouro para melhor ator de cinema com "Os Papéis do Inglês".

Nesta coprodução A Oficina/Centro Cultural Vila Flor e Teatro-Cine de Pombal, O Clube traz a peça "Viagem a Lisboa", um espetáculo-concerto, como na obra de Isabela Figueiredo e de Silk Nobre, em que a família surge como contexto nuclear para abordar tensões sociopolíticas, como o colonialismo, o racismo e a experiência dos "retornados”.

Ainda no teatro, o mês de outubro o Centro Cultural de Paredes de Coura associa-se às comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões via ‘Auto das Anfitriãs’, um espetáculo integrado no Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, para ver a 31 de outubro, pelas 21h30.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!