Clube de Viana do Castelo Olímpico Vianense renova com o atleta barreirista
USUMANE DJUMO
O atleta barreirista Usumane Djumo e Campeão Nacional em Portugal continua esta época a representar o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV)
Usumane Djumo ganhou novo protagonismo internacional em setembro, depois de participar, ao lado dos melhores do mundo, nos 110 metros barreiras nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio.
Usumane Djumo está no Clube Atlético Olímpico Vianense desde 2024 e mantém esta época o vínculo ao clube de Viana de Castelo, continuando a treinar na Maia com o professor José Barros. Djumo que representa o CAOV – Clube de Atletismo Olímpico Vianense, mas cuja história começou no Algarve e cuja ambição abraça o mundo, partilhou que: "É com um sentimento de satisfação e de muita felicidade que assino mais um contrato e aceito mais um desafio para ajudar o CAOV a conquistar o que em conjunto nos propusemos a alcançar.", afirmou o campeão nacional.

Fernando Alves, Presidente do CAOV (Clube de Atletismo Olímpico Vianense: orgulhosamente partilhou que "Há um ano, começamos esta caminhada aqui em Viana do Castelo. Continuamos prontos neste clube de Viana do Castelo para apoiar o Usumane, eu pessoalmente, toda a direcção e toda a estrutura do CAOV.”, acrescentando também que: “2024/2025 foi uma época magnífica individualmente para o Djumo e coletivamente também, posso afirmar que 2024/2025 foi uma época de sonho para o Olímpico Vianense, o Usumane Djumo teve excelentes resultados graças ao seu trabalho, esforço e muita dedicação juntamente com o professor José Barros. É um orgulho e muito gratificante continuar a contar com um atleta que trabalha imenso para representar o CAOV nos maiores palcos do Atletismo.”

Djumo começou o seu caminho no atletismo ainda em Lagoa, na Associação Académica da Bela Vista. Entre 2020 e 2023, nesse clube regional, cedo se distinguiu: conquistou 15 títulos de campeão regional no Algarve. Em 2024, já mais amadurecido, Usumane foi figura decisiva para o título de Campeão Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, ao serviço do Atlético da Póvoa. Mas é em 2025 que o Usumane Djumo vive provavelmente o ano de afirmação somando conquistas individuais e coletivas, impulsionando o CAOV a novos voos:
Em junho, nos campeonatos do Norte disputados na Maia, Usumane sagrou-se Campeão Absoluto do Norte em 110 m barreiras e também Campeão Regional de Viana do Castelo, ambos títulos conquistados numa prova em que voltou a vencer — e o CAOV alcançou o título coletivo de Clube de Atletismo Campeão Absoluto do Norte e Clube Campeão Regional de Viana do Castelo.
Em provas de pista coberta, no Norte, Djumo bateu recordes pessoais nos 60 m barreiras e foi consagrado Campeão do Norte de Pista Coberta nessa especialidade. Usumane bateu o recorde do clube em Viana do Castelo, que permanecia por 23 anos, na prova dos 60 m barreiras com 8,26 s.

Em Leiria, durante o Campeonato Nacional de Clubes de 2025, o atleta venceu os 110 m barreiras com 14,36 s, e ajudou o CAOV a conquistar o título da 3.ª divisão masculina, somando 122 pontos no total coletivo.
Nos Campeonatos de Portugal Absolutos, realizados em Braga, Djumo obteve a medalha de bronze nos 110 m barreiras com 13,88 s — marca que representa novo recorde pessoal e também recorde regional absoluto de Viana do Castelo.
Este tempo de Usumane Djumo de 13,88 s, aliás, já é oficialmente registado como sua melhor marca nos 110 m barreiras (NR – National Record para Guiné-Bissau) segundo o perfil da World Athletics, o que lhe confere ainda outra dimensão de reconhecimento internacional. worldathletics.org

Fora de Portugal, Usumane também tem conquistado espaço e significado para a Guiné-Bissau. Em 2025, o atleta luso-guineense foi convocado para representar o país nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, a decorrer em Tóquio. Na sua estreia mundial, competiu nos 110 m barreiras e ficou pela ronda eliminatória — uma marca simbólica para quem leva pela primeira vez o nome da Guiné-Bissau, nesta modalidade, a este palco atlético mundial.
"Sinto-me muito bem acolhido no Olímpico Vianense e espero que esta cooperação se mantenha e se fortaleça para que possamos continuar a crescer no atletismo, quero continuar a inspirar outros jovens a acreditarem nos seus talentos e que com mais investimento e apoio possamos todos juntos preparar uma geração de atletas capaz de conquistar resultados ainda mais expressivos a nível nacional e Internacional”, concluiu Usumane Djumo.