MENU
“FICAR ÓAI”: a colaboração inédita de D.A.M.A e Zé Amaro
Milhares de pessoas encheram a Praça da República em Viana do Castelo numa noite mágica que marcou a estreia do tema
Por Administrador
Publicado em 24/09/2025 11:30
Música
Teresa Lemos

“FICAR ÓAI”: a colaboração inédita de D.A.M.A e Zé Amaro

Milhares de pessoas encheram a Praça da República em Viana do Castelo numa noite mágica que marcou a estreia do tema


‘Ficar Óai’
 é o novo single dos D.A.M.A com Zé Amaro e abre caminho para o muito aguardado EP ‘Canções Bonitas em Português Vol. II’. Neste projeto, os D.A.M.A procuram eternizar melodias que falam das nossas raízes, dos encontros que nos marcam e da alma popular que une gerações, enaltecendo o norte do país, particularmente o Minho.

Foi neste contexto que, na Praça da República, em pleno coração de Viana do Castelo, os D.A.M.A e Zé Amaro deram vida a um momento único: a apresentação de ‘Ficar Óai’, numa parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a VianaFestas. A celebração começa com os D.A.M.A e Zé Amaro a romperem pela multidão, acompanhados por 15 Cabeçudos, o Grupo das Lavradeiras da Meadela, os Bombos de Anha e a companhia Dança&cia, num cortejo vibrante que apresentou a nova canção e o videoclipe gravado em Viana. A Praça da República transformou-se num palco de cor, música e tradição, e foram milhares os que, em euforia, se uniram à banda na celebração dessa fusão entre modernidade e herança minhota. Uma noite surpreendente, que permanecerá na memória coletiva como um verdadeiro hino à cultura e à partilha.


Este EP é uma homenagem à tradição popular, à tradição do Minho e à tradição de Trás-os-Montes. Uma celebração das raízes como ponto de partida para o que é possível fazer com elas e o espaço que pode ser dado à inovação e criação. Em vez de pegar na tradição como uma memória saudosa, é dar-lhe uma nova vida. Já foram lançadas duas canções, Terra da Maria e ‘Rio do Esquecimento, que farão parte deste EP, sendo ‘Ficar Óai’ o último single antes do lançamento do projeto completo.

Os D.A.M.A querem fazer uma ode a estas tradições de forma semelhante ao que fizeram com o Cante Alentejano no seu último EP ‘Canções Bonitas em Português Vol. I’.  Esse trabalho soma mais de 37 milhões de streams e mais de 50 milhões de views, com temas que têm figurado nos tops nacionais de vendas e Shazams. Para o novo EP, a banda tem estado a gravar e a colaborar com produtores, músicos e grupos locais, construindo-o de forma autêntica e culturalmente rica.

Mais uma vez, foi com Kooperprodutor de Ponte de Lima, que criaram esta canção numa procura de texturas e ritmos que ficassem únicos. “Foi um processo demorado, com versos em aberto até conseguirmos, já em Lisboa, ao lado da Carolina Deslandes, dar forma à letra definitiva. E aí soubemos: tínhamos finalmente a canção.” afirma a banda.

Kasha acrescenta: “Sempre imaginamos o Zé Amaro como a voz perfeita para se juntar a nós. Quando lhe falámos, aceitou de imediato e, entre conversas e ensaios, o tema ganhou vida. Gravámos o videoclipe nas Festas da Agonia, em Viana do Castelo, rodeados das pessoas que dão alma a esta terra. Desde o primeiro momento encaramos o ‘Ficar Óai’ como o grande single deste projeto, uma fusão improvável entre o tradicional e o pop, que acabou por abrir caminho a todas as outras canções do EP. Partilhar este tema com o Zé Amaro em Viana do Castelo foi especial – sentimos que a música uniu mundos diferentes e criou uma energia que só o Minho sabe dar.”.

‘Ficar Óai’ com Zé Amaro encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!