Três filmes portugueses procuram nomeação para os prémios Goya 2026 em Espanha
O cinema português volta a cruzar fronteiras: "On Falling", "O Riso e a Faca" e "Banzo" podem inscrever o nome de Portugal na lista dos candidatos aos Prémios Goya 2026.
Os filmes portugueses On Falling, O Riso e a Faca e Banzo são candidatos a uma nomeação para os Goya 2026, os prémios espanhóis de cinema, revelou esta quarta-feira a Academia Portuguesa de Cinema.
Segundo a academia, On Falling, de Laura Carreira, e O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, procuram uma nomeação para o Goya de Melhor Filme Europeu. Banzo, de Margarida Cardoso, é candidato na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano.
Banzo é uma ficção passada no começo do século XX algures numa ilha tropical africana, e retrata a relação violenta entre colonos portugueses e negros em trabalho escravo.
No filme, Carloto Cotta interpreta um médico da metrópole, enviado para a ilha, para curar um grupo de escravos negros, embarcados à força para plantações, que estão a morrer por causa de uma profunda tristeza.
A palavra “banzo” significa a “nostalgia dos escravizados”, dos que foram forçados a sair de África para trabalhar em plantações no Brasil e se sentiam deslocados e com saudades de casa. No fundo, uma nostalgia que era uma depressão, contou Margarida Cardoso em entrevista à Lusa em 2024.
On Falling é a primeira longa-metragem de ficção de Laura Carreira, foi rodada na Escócia, onde a realizadora vive, e a história volta ao mesmo tema das curtas-metragens Red Hill (2018) e The Shift (2020): o trabalho.
No filme, Aurora (a atriz Joana Santos) é uma jovem portuguesa, emigrada na Escócia, que trabalha num armazém como picker, a recolher os produtos que os consumidores compram a uma determinada marca ou loja.