O projeto TUTOR – Transfronteiriço para a União de Talentos e Oportunidades no Espaço Rural – concluiu seu diagnóstico sobre as necessidades de capacitação e emprego no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas regiões do Centro de Portugal e Castela e Leão. Os dados confirmam um desequilíbrio: a população quer aprender e mudar, mas as empresas têm dificuldade de contratar profissionais com habilidades digitais.
“Estamos diante de uma oportunidade estratégica para vincular a formação digital à revitalização das áreas rurais”, afirma Helena Alves, Vice-Reitora da Universidade da Beira Interior. “A partir do diagnóstico, o projeto agora avança com treinamentos voltados para as reais necessidades do mercado.”
PRIMEIRO BOOTCAMP ARRANCA EM SETEMBRO E É DEDICADO À CIBERSEGURANÇA O primeiro treinamento intensivo do projeto TUTOR começa já no dia 12 de setembro, sob o tema “ Bootcamp TUTOR – Especialize-se em Segurança Cibernética”. A formação terá duração total de 300 horas presenciais nas instalações da CEOE-CEPYME Salamanca . Também haverá a possibilidade de participação 100% online, garantindo acessibilidade total.
A participação no bootcamp é totalmente gratuita, pois a formação é financiada pelo projeto TUTOR, mas é limitada a apenas 15 participantes, garantindo uma abordagem personalizada e de alta qualidade.
Estrutura do Bootcamp: • Fundamentos de Cibersegurança • Segurança no Desenvolvimento de Software (DevSecOps) • Cibersegurança em Ambientes IoT • Proteção e Gestão de Sistemas e Redes
O programa destina-se a: • Profissionais de TI que desejem especializar-se • Estudantes ou recém-licenciados em áreas relacionadas • Pessoas em reconversão de carreira com interesse nas TIC
Inscrições abertas em: https://www.aestic.org/bootcamp-tutor/
Em janeiro de 2026, terá início um segundo bootcamp, com o mesmo formato e duração, dedicado ao tema Desenvolvimento de Software, reforçando a aposta do projeto TUTOR na especialização digital em áreas de elevada empregabilidade.
DO DIAGNÓSTICO À AÇÃO: TRÊS PILARES EM CURSO Além dos bootcamps, o projeto TUTOR avança com: • Células de Inovação Rural, espaços equipados para coworking e projetos tecnológicos; • Uma Rede de Talentos TIC, com programas de mentoria e estágios, ligando formandos a empresas do setor.
“Vamos unir talento, empresas e inovação em rede, criando novas oportunidades de emprego digital nas zonas rurais”, explica João Matos, coordenador da componente empresarial do projeto.
UMA COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA DE IMPACTO Cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP 2021-2027), o TUTOR reúne entidades portuguesas e espanholas numa estratégia inovadora de desenvolvimento territorial baseado na capacitação digital.
Mais informações em: www.tutor.eu.com
|