Festival de Folclore Internacional Alto Minho termina em perfeita harmonia
Os grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia e Venezuela e os 8 grupos locais apresentaram as suas danças e cantares, enchendo o município de Viana do Castelo de alegria
Por Administrador
Publicado em 22/07/2025 11:14
Notícia


Festival de Folclore Internacional Alto Minho termina em perfeita harmonia

 

Durante cinco dias, integrados no Festival de Folclore Internacional Alto Minho, os grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia e Venezuela e os 8 grupos locais apresentaram as suas danças e cantares, enchendo o município de Viana do Castelo de alegria.


Chegado o momento da grande festa final, esta foi feita, não só entre os 14 grupos participantes, como também com a população vianense junto aos monumentos seiscentistas, que serviram de cenário às galas do festival, na Praça da República.

Apesar da abertura das “Tasquinhas da Diversidade” com petiscos do Afeganistão, da Arménia, do Brasil, da Colômbia, da Itália, de Portugal, de São Tomé e Príncipe, da Venezuela e da Associação Terra de Todos só estar prevista para as 18h30, bastante antes disso já vários curiosos visitavam as muitas mesas dispersas pela praça para escolher “por onde começar”.


Às 20h00, deu-se início à cerimónia de encerramento com os grupos a apresentarem, em conjunto, uma dança coreografada em especial para o festival por Mirjam Dekker. Após uma simbólica cerimónia de despedida, cada grupo passou a ensinar as suas danças tradicionais aos restantes e à população.  

Como ouvimos dizer: “Que bonito momento de união entre as várias nacionalidades… e tudo em perfeita harmonia”.




Comentários
Comentário enviado com sucesso!