1ª edição da Rampa de Santa Rita em Ponte da Barca superou todas as expectativas
Ponte de Barca abriu as portas à 1ª edição da Rampa de Santa Rita, um evento automóvel cheio de cor, animação e muitos carros à mistura e que, para além do espetáculo automobilístico, se destacou pela animação popular, reunindo várias centenas de pessoas que se posicionaram ao longo de todo o percurso.
No dia 6 de julho, todos os caminhos automobilísticos iam dar a Santa Rita, um dos locais mais emblemáticos do concelho de Ponte da Barca. Nesse dia, realizou-se o primeiro passeio turístico de subida de montanha, sem caráter competitivo e que reuniu várias viaturas, entre clássicos e veículos já catalogados neste tipo de iniciativas.

O roncar dos motores começou cedo, na vila de Ponte da Barca, com a receção aos pilotos.
A Rampa de Santa Rita estava preparada para um passeio turístico, dividido por 3 classes, com 3 subidas cada.
Quer os pilotos, quer o público presente foram a simbiose de animação de um dia diferente.
Os pilotos mostraram toda a perícia num passeio que não era apenas sobre velocidade, mas também sobre paixão pelo desporto automóvel. A participação e animação do público foi fundamental no sucesso do evento. Toda a zona envolvente ao trajeto da rampa se transformou num espaço de convívio onde não faltaram sorrisos, gargalhadas e muitas fotografias dos carros em exibição.

Por se tratar da 1ª edição, e segundo a organização, o evento superou todas as expectativas, quer a nível de inscrições, já que tiveram de ser encerradas antes do previsto, quer a nível do feedback muito positivo recebido, quer dos pilotos participantes, quer do próprio público.
A organização do evento esteve a cargo da JT – Eventos Desportivos e contou com o apoio do Município de Ponte da Barca, da Associação Lagar de Vila Nova de Muía, do Agrupamento de Escuteiros 396 de Vila Nova de Muía, dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, da GNR, da Acominho e de algumas empresas que prontamente se associaram ao evento.

O evento mostrou o seu potencial para unir o desporto, a cultura e o turismo do concelho.
“Isto foi mais do que uma rampa, foi uma festa para a terra” , comentava um residente no final da tarde.
Marcamos encontro na Rampa de Santa Rita em 2026!