Hugo van der Ding evoca Aquilino
na Casa Grande de Romarigães
sáb_12 jul_18h00 | Casa Grande de Romarigães
Hugo van der Ding, conhecido autor da rubrica Vamos Todos Morrer, nas manhãs da Antena 3, é o convidado deste sábado, 12 de julho, pelas 18h00, das Conversas da Casa Grande, precisamente evocando a memória do escritor Aquilino Ribeiro e autor dessa obra maior da literatura portuguesa A Casa Grande de Romarigães.
Tendo por convidada Mariana Machado, neta do Aquilino, a conversa fluirá na linha do programa Vamos Todos Morrer, onde Hugo van der Ding já chegou a evocar Aquilino Ribeiro pelo aniversário da sua morte (https://antena3.rtp.pt/video/vamos-todos-morrer/aquilino-ribeiro/).
Assim, no espírito do Vamos Todos Morrer, Hugo Van der Ding faz uma viagem pela fascinante história do escritor Aquilino Ribeiro, nos jardins da própria Casa Grande de Romarigães, e, depois, conversa com Mariana Machado, a Marianinha dos livros do seu avô Aquilino.
Recorde-se que evocando os 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, bem como da reabilitação da Quinta do Amparo como espaço de fruição, num centro de literatura e também de cultura, o Município de Paredes de Coura tem promovido as Conversas na Casa Grande, um ciclo que privilegia os grandes temas de um dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX, como a palavra, e cujo primeiro palestrante foi Ricardo Araújo Pereira aquando da inauguração da obra de reabilitação.

A Casa Grande de Romarigães
A narrativa da Casa Grande de Romarigães constrói-se a partir de manuscritos encontrados no restauro da casa que foi solar dos Meneses e Montenegros e conta-nos a história das sucessivas gerações que, para o bem e para o mal, a habitaram. Uma trama ficcional que começa no tempo dos Filipes, mas que se estende por inúmeros momentos marcantes da nossa História, nomeadamente a Guerra da Independência, as Invasões Francesas e a Guerra dos Dois Irmãos.
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço