Prémios Gil Vicente vão para França, Alemanha e Eslováquia
A companhia eslovaca Ján Chalupka Theater Ensemble e o projeto franco-alemão InterKultour foram os grandes vencedores da noite dos Gil Vicente - Prémios do Teatro Amador Europeu.
Com uma plateia cheia, Barcelos recebeu no Theatro Gil Vicente, no passado sábado, o melhor do teatro amador europeu, encerrando com o emotivo espetáculo internacional “A Felicidade Roubada” da companhia Malanka Theater vinda da Ucrânia.

A gala, apresentada e organizada pelo Teatro de Balugas, abriu com a Vereadora da Cultura do Município de Barcelos, Elisa Braga, a receber a Cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko e a Diretora da Rede de Clubes da Comissão Nacional da UNESCO, Anna-Paula Ormeche.
Na categoria para Melhor Projeto Artístico, a estatueta foi entregue à companhia eslovaca Ján Chalupka Theatre Ensemble com o trabalho “Bohdana” que é inspirado numa lenda popular da Europa Central. Este grupo tem mais de 100 anos de idade e continua trabalhando, procurando o equilíbrio entre a tradição e a inovação.

Os prémios seguintes, na categoria para Melhores Causas Teatrais foram para as estruturas teatrais francesas e alemãs, respetivamente a Fédération Nationale des Compagnies de Théâtre Amateur e a Bund Deutscher Amateurtheater, com o projeto InterKultour, que já vai na sua 11ª edição, reunindo jovens atores de França e da Alemanha para um intercâmbio linguístico e cultural através do teatro amador.

Nas palavras do diretor do Teatro de Balugas, Cândido Sobreiro, nesta cerimónia “celebrarmos a originalidade, a criatividade e o compromisso do teatro amador na Europa” e anunciou que a Gala está de volta em 2026 a Barcelos.