Iniciativa abrangeu todos os colaboradores da instituição para assinalar Dia Internacional da Felicidade
Politécnico de Viana do Castelo distribuiu cápsulas da felicidade
Para o Politécnico de Viana do Castelo, a felicidade no trabalho importa! No Dia Internacional da Felicidade, assinalado esta quinta-feira, 20 de março, a instituição surpreendeu os seus colaboradores com mensagens inspiradoras e desafios para promover o bem-estar. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso com a qualidade de vida dos trabalhadores através do lançamento de um inquérito inovador que pretende medir a felicidade interna no contexto organizacional.
Para assinalar o Dia Internacional da Felicidade, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) distribuiu, esta quinta-feira, centenas de cápsulas com mensagens inspiradoras e desafios a todos os seus colaboradores. Esta ação simbólica teve como objetivo promover o bem-estar e incentivar uma cultura organizacional mais positiva e motivadora.

Ao mesmo tempo, o Politécnico de Viana do Castelo dá continuidade a uma iniciativa pioneira em Portugal, lançando um novo inquérito para avaliar o Índice de Felicidade/Bem-Estar dos seus trabalhadores. Esta adaptação do Índice das Nações Unidas de Felicidade Interna Bruta (FIB) ao contexto organizacional pretende medir e promover a felicidade no ambiente de trabalho, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade de vida dos seus profissionais.
Dando continuidade ao trabalho anteriormente, desenvolvido, esta auscultação permitirá avaliar a evolução do Índice de Felicidade Interna Bruta na instituição. A participação dos colaboradores é fundamental para compreender o impacto das ações implementadas e para continuar a desenvolver estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.
Esta iniciativa surge num contexto de reconhecimento do trabalho do IPVC na promoção do bem-estar no local de trabalho.
Recorde-se que o trabalho que o Politécnico de Viana do Castelo tem desenvolvido nesta matéria já mereceu o reconhecimento internacional. recentemente, o IPVC foi distinguido como o terceiro local de trabalho mais saudável do país, na quinta edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O prémio pretende distinguir organizações com contributos notáveis para a segurança, bem-estar e saúde (física e psicológica) dos trabalhadores. Além disso, o Politécnico de Viana do Castelo obteve o nível um do Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável, o mais elevado concedido pela Ordem.
Refira-se ainda que o IPVC foi uma das primeiras instituições do país a ter um Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal certificado, tendo sido, de resto, a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação, que tem como fundamento promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres.
Vídeo: https://www.facebook.com/ipvc.oficial/videos/1159953769232455