As alterações para simplificação da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), atualmente em curso no âmbito do Omnibus, vão estabelecer novos padrões para o reporte de sustentabilidade empresarial, abrangendo não apenas grandes empresas, mas também PMEs e Small and Mid-Caps. Esta mudança representa um avanço significativo na harmonização das práticas de sustentabilidade a nível europeu, permitindo maior transparência e comparabilidade nos relatórios empresariais, ao mesmo tempo que simplifica os requisitos para PMEs, reduzindo encargos administrativos e promovendo uma adoção mais ampla e eficiente das normas de sustentabilidade.
O Grupo Consultivo Europeu para a Elaboração de Relatórios Financeiros (EFRAG), entidade responsável pelo desenvolvimento destes padrões, selecionou a Aliados Consulting como a única consultora portuguesa a integrar a "VSME Community". Esta participação coloca a consultora na linha da frente da definição dos novos referenciais para PMEs, garantindo que Portugal tem uma voz ativa no desenvolvimento e implementação das Normas Voluntárias de Relato de Sustentabilidade para PMEs (VSME) a nível europeu.
“Ser reconhecidos como a única consultora portuguesa na VSME Community do EFRAG é um marco significativo para a Aliados Consulting. Este reconhecimento valida a nossa abordagem inovadora e o impacto positivo que queremos gerar nas empresas e na sociedade. Estar nesta comunidade permite-nos não apenas aprender com os melhores, mas também representar Portugal neste processo, partilhar as nossas experiências e contribuir ativamente para a construção dos padrões de sustentabilidade que vão guiar o futuro das PMEs na Europa”, afirma Tiago Ferreira, Diretor Executivo da Aliados Consulting.
A participação de Portugal na VSME Community permite acompanhar de perto a definição de novos padrões de sustentabilidade, contribuindo para a adaptação das empresas nacionais aos requisitos regulatórios europeus e promovendo práticas empresariais mais sustentáveis e alinhadas com as diretrizes comunitárias.
Foto slimstock
|