Dança, imaginação e viagem poética pelo cérebro com entrada livre
COMÉDIAS DO MINHO ESTREIAM “DENTRO DA CABEÇA”
UM ESPETÁCULO PARA TODA A FAMÍLIA
Entrar dentro da própria cabeça e explorar tudo o que acontece por lá. Esta é a proposta de "Dentro da Cabeça", o mais recente espetáculo das Comédias do Minho, que estreia em fevereiro e percorre os cinco municípios do Vale do Minho ao longo do mês de março. Criado por Márcia Lança e interpretado por Leonor Mendes e Vi Lattaque, este espetáculo de dança é uma co-produção com a VAGAR – Associação Cultural que promete fascinar crianças e adultos a partir dos 3 anos, convidando-os a explorar o fascinante e complexo universo da cabeça através da dança.
O cérebro humano pesa cerca de 1,4 kg e é responsável pelo pensamento, pela imaginação, pelo equilíbrio e pela memória. Mas será que sabemos realmente tudo o que se passa dentro da nossa cabeça? Com movimento, som e música, "Dentro da Cabeça" traduz a complexidade do cérebro para o palco de forma poética e imersiva. O público é convidado a posicionar-se num espaço cénico, que remete para um cérebro dividido entre hemisfério esquerdo e direito, tornando-se parte ativa desta experiência interativa. A linguagem corporal torna-se a ferramenta principal para dar vida a um universo invisível e, ao mesmo tempo, tão presente no nosso dia a dia. O resultado? Um espetáculo envolvente, que estimula os sentidos e desperta a curiosidade de miúdos e graúdos.

Dança que toca coração e mente
Esta criação dá continuidade a uma trilogia iniciada em 2020 com "Dentro do Coração", que explorava as emoções e a parte física do coração humano. Agora, o foco está no cérebro – a sede da razão, da criatividade e da curiosidade.
O espetáculo contempla sessões exclusivas para os alunos do pré-escolar e jardins de infância dos municípios de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, garantindo uma experiência educativa única para os mais novos. Além disso, haverá sessões abertas para famílias aos fins-de-semana, permitindo que todos possam embarcar nesta viagem fascinante ao interior da mente. Para este público, a digressão arranca no dia 1 de março, em Monção, passando por Paredes de Coura (9 de março), Valença (15 de março), Vila Nova de Cerveira (22 de março) e Melgaço (29 de março).
A entrada para todas as sessões é gratuita, promovendo o acesso à cultura e à dança contemporânea para públicos de todas as idades.
"Dentro da Cabeça" é uma co-produção das Comédias do Minho, da VAGAR - Associação Cultural, e do LU.CA - Teatro Luís de Camões com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Polo Cultural Gaivotas.
Datas e locais para famílias
Monção – 1 de março | Cineteatro João Verde – 15h30
Paredes de Coura – 9 de março | Centro Cultural – 15h30
Valença – 15 de março | Auditório CILV – 11h00
Vila Nova de Cerveira – 22 de março | Cineteatro – 11h00
Melgaço – 29 de março | Casa da Cultura – 11h00
Ficha artística
Direção e Criação: Márcia Lança
Criação e Performance: Leonor Mendes
Desenho de Iluminação em colaboração com MATÉRIA LEVE: Ana Luísa Novais e Naiana Padial
Acompanhamento e Mentoria: Leticia Skrycky
Escrita sobre o projeto lumínico: Gabriela Claveria
Criação Musical: Ana Madureira e Vahan Kerovpyan
Preparação de Corpo: Vanessa Garcia
Audiodescrição: Sara Anjo
Consultoria de Audiodescrição: Inês Gonçalves
Publicação: Dagô R. e Márcia Lança
Residências de Criação: Piscina, Estúdios Victor Córdon, Forum Dança e O Rumo do Fumo Andrei Bessa
Co-Produção: LU.CA – Teatro Luís de Camões e Comédias do Minho
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa e Polo Cultural Gaivotas
Produção: VAGAR e Vi Lattaque
Apoio à Dramaturgia: Inês Gonçalves
Acompanhamento Desenhado: Dagô R.
Cenografia: João Gonçalo Lopes
Figurino: Ainhoa Vidal
Sobre as Comédias do Minho
Fundada em 2003, as Comédias do Minho, fundadas em 2003 é uma associação cultural de direito privado que reúne os municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, constituindo o seu território de ação. Com uma missão centrada na criação de um projeto cultural adaptado à realidade socioeconómica local, as Comédias do Minho investem em propostas artísticas e pedagógicas de valor participativo e simbólico, envolvendo ativamente as comunidades. Esta missão concretiza-se através de três eixos interligados: uma companhia de teatro profissional, um projeto pedagógico e um projeto comunitário.