O projeto TUTOR, uma iniciativa transfronteiriça para a união do talento e das oportunidades no âmbito rural das regiões do Centro de Portugal e de Castela e Leão, está a ser implementado com o intuito de promover a inclusão digital, a criação de emprego qualificado e a revitalização destas áreas. A iniciativa visa a capacitação de talentos emergentes no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e impulsionar a inovação em ambas as regiões, através de formação especializada e da criação de uma rede de colaboração transfronteiriça, promovendo o desenvolvimento da economia digital e o crescimento sustentável destas áreas rurais.
O projeto TUTOR distingue-se pela sua abordagem holística, combinando capacitação digital com o apoio à criação de infraestruturas tecnológicas nas regiões rurais do Centro de Portugal e de Castela e Leão. Destina-se a jovens talentos e empresas do setor TIC interessados em inovação e empregabilidade, bem como a instituições públicas, associações empresariais e grupos de ação local. Para além de estabelecer parcerias com empresas, universidades e entidades governamentais para consolidar um ecossistema digital inclusivo e sustentável, tem como objetivo servir de alavanca para o crescimento económico e para a coesão social, fixando jovens talentos no território e impulsionando a economia digital nas regiões transfronteiriças.
DIAGNÓSTICO PARA RESPONDER AOS DESAFIOS DIGITAIS Como resposta à necessidade crescente de competências digitais no mercado de trabalho e à revitalização das áreas rurais, o TUTOR propõe uma série de atividades que visam fomentar a inclusão digital e a empregabilidade no setor TIC, proporcionando oportunidades tanto para jovens como para profissionais em transição de carreira. A capacitação destes é essencial para colmatar a lacuna de competências digitais existente nas zonas rurais.
Neste sentido, está a ser ultimado um diagnóstico conjuntural das necessidades de capacitação e emprego TIC nas áreas transfronteiriças do Centro de Portugal e de Castela e Leão. Este diagnóstico permitirá analisar as necessidades locais e orientará as atividades do projeto, garantindo que estão alinhadas com as exigências reais do mercado de trabalho e das empresas de tecnologia.
CAPACITAÇÃO COM IMPACTO LOCAL E GLOBAL “Queremos preparar os jovens e profissionais em transição de carreira para as exigências tecnológicas de um mercado em expansão, ao mesmo tempo que criamos uma alternativa real para que escolham ficar e crescer nas suas comunidades locais”, afirma Helena Alves, Vice-Reitora para Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade da Universidade da Beira Interior.
Entre as principais atividades do projeto TUTOR incluem-se os bootcamps transfronteiriços, programas intensivos e presenciais que irão decorrer a partir de abril de 2025, bem como cursos online para a iniciação ao setor TIC, com um programa formativo em formato MOOC (Massive Open Online Course).
CÉLULAS DE INOVAÇÃO RURAL: HUBS DE TECNOLOGIA NO INTERIOR Para estimular a inovação nas áreas rurais, o projeto prevê a criação de células de inovação rural, localizadas no Município do Fundão e em Salamanca. Estes espaços serão dotados de equipamentos tecnológicos que permitirão que talentos locais, startups e empresas desenvolvam projetos inovadores, promovendo o empreendedorismo e a colaboração entre diferentes setores. Através da transformação de espaços estratégicos das áreas rurais em centros de inovação e da realização de eventos de dinamização, estas células funcionarão como verdadeiros hubs tecnológicos.
REDE DE TALENTOS PARA CONECTAR PORTUGAL E ESPANHA Uma das principais apostas do TUTOR é a criação de uma rede de talentos transfronteiriça que conecta jovens profissionais com empresas tecnológicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre as regiões de Castela e Leão e Centro de Portugal. A rede será reforçada através de programas de mentoria para novos talentos TIC, que contarão com a participação ativa do setor empresarial. Será concedida orientação, apoio e acompanhamento aos novos talentos TIC. Os participantes terão ainda a oportunidade de realizar estágios em diversas empresas tecnológicas, que colaborarão em iniciativas do projeto.
Adicionalmente, entre as atividades do projeto TUTOR encontram-se hackathons de inovação rural. Estas iniciativas reunirão profissionais do setor TIC, jovens talentos e decisores políticos.
PARCERIAS DE SUCESSO E FINANCIAMENTO EUROPEU O projeto TUTOR é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa VI-A Interreg España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, e teve o seu arranque em julho de 2024. O projeto conta com quatro parceiros principais: o Parque Científico de la Universidad de Salamanca (coordenador do projeto), a Universidade da Beira Interior, o Município do Fundão e a CEOE - Confederación Española de Organizaciones Empresariales. Para além dos parceiros, o projeto conta com os seguintes associados: Diputación de Salamanca, CONETIC - Confederación Española de Empresas de Tecnologías de la Información Comunicaciones y Electrónica, Agrupación Empresarial Innovadora en Ciberseguridad y Tecnologías Avanzadas, Asociación de Empresarias de Salamanca e vários grupos de ação local da região espanhola (ADECOCIR, ADRECAG, ADRISS e ADEZOS).
O Programa Interreg POCTEP 2021-2027 visa promover a cooperação entre Espanha e Portugal, fomentando uma Europa mais inclusiva e equitativa. O projeto TUTOR é parte deste esforço e contribui diretamente para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
Podem ser consultadas mais informações sobre o projeto TUTOR e as próximas atividades no website www.tutor.eu.com.
|