Tiago Cunha é o candidato socialista à Câmara de Paredes de Coura
Tiago Cunha é o candidato do Partido Socialista a presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.
O nome do atual vice-presidente da autarquia foi ontem ratificado por unanimidade pela Comissão Política da Concelhia de Paredes de Coura do Partido Socialista, depois de antes ter sido designado e proposto, também por unanimidade, pelo secretariado daquela estrutura partidária. Tiago Cunha, que liderará agora a candidatura socialista nas Autárquicas de 2025, afirmou aos militantes presentes que o seu projeto “não é o de uma Câmara de um homem só, mas sim o de uma equipa que se esforça por ouvir e sentir as necessidades dos Courenses.”
“Transformar para melhor a vida das pessoas” é o propósito de Tiago Cunha, conforme vincou na sua moção de candidatura à concelhia do PS de Paredes de Coura, quando em julho avançou com o documento ‘Desenhar o tempo’. Na altura, o agora candidato a presidente da Câmara sugeria que “as pessoas podem esperar de nós a força do trabalho e serviço público que, acreditamos, é a única forma de fazer e dignificar a atividade política”.
Tiago Cunha tem consciência “dos tempos conturbados, de radicalismos e pulverização política, em que vivemos e da responsabilidade que implicará apresentar pelo Partido Socialista alternativas credíveis e sólidas a submeter ao escrutínio dos Courenses. É com consciência plena dessa responsabilidade que nos propomos ao desafio e com uma vontade férrea de, com as mãos de todos, desenharmos juntos o tempo futuro”, sublinhou.
Tiago Cunha tem 42 anos, é casado e tem dois filhos.
É natural do Lugar do Espadanal, freguesia de Cristelo, a residir na freguesia de Castanheira.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no ramo de Ciências Jurídico Publicistas, Pós-Graduado em Contratação Pública pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Mestrando em Direito Judiciário pela Universidade do Minho, enquanto estudante universitário Tiago Cunha foi vice-presidente da Linha SOS-Estudante, secção Cultural da Associação Académica de Coimbra. Estagiou na “Sociedade de Advogados Rocha Neves e A. Agostinho da Silva RL”, em Viana do Castelo.
Desempenhou funções de jurista no Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO – Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor, exercendo advocacia em escritório próprio e foi delegado da Ordem dos Advogados na Comarca de Paredes de Coura, membro do Conselho Económico e Social da Diocese de Viana do Castelo e da Assembleia Municipal de Paredes de Coura.
Nas eleições de 2013 foi eleito vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura e nomeado Vice-Presidente da Câmara Municipal, funções que exerce até hoje no executivo liderado por Vitor Paulo Pereira.